sábado, 17 de maio de 2008

Frear ou Desviar


Amigos, aqui vai mais um ponto para pensarmos na nossa segurança. Não coloco vídeos de acidentes por alguma curiosidade mórbida, mas para que possamos aprender algo e previnir outros acidentes.
Numa emergência é melhor frear ou desviar?
Claro que não há uma resposta simples, depende das circusntâncias. Uma coisa é certa: quanto mais rápido você decidir, melhor.
No vídeo acima, observe que daria para desviar facilmente para a esquerda, ou para a direita (tentando ir no sentido oposto ao daquela mula), mas ao frear fortemente e tentar desviar o motociclista perdeu a capacidade de controlar a moto.
Mesmo nos carros isso pode acontecer, ou seja, o freio acionado fortemente, até com travamento das rodas, impede de desviar do obstáculo. Como a maioria absoluta das motos ainda não tem ABS, as vezes é melhor soltar o freio para poder desviar e ter controlde sobre a moto. Por outro lado, desvios repentinos são perigosos, pois não há tempo de avaliar as condições e visualisar tudo que há por perto.
Pensar um pouco no assunto já pode ser suficiente para ajudá-lo a decidir melhor e mais rápido.

2 comentários:

aCavernaDoMaus disse...

dá uma olhadinha...

acavernadomaus.blogspot.com

Claudio disse...

Pra mim ele foi pego de surpresa e numa surpresa nnca se tem reflexo de pensamento pra tomar uma decisão no instante, só quem se acidentou sabe disso.
Ele viu um carro cortando pra esquerda e botou pra direita mas o carro parou no meio do trajeto e deu no que deu...