segunda-feira, 26 de maio de 2008

Direção: defensiva sim, medrosa não.


Um detalhe que creio ser importante para se falar a respeito de direção defensiva é que não se deve confundi-la com "direção medrosa". Explico: A direção defensiva tem a ver com princípios que podem ajudá-lo a evitar um acidente e a prever o que os outros podem fazer, anulando perigos potenciais.
Alguns, no entanto, pensam de maneira simplista que "direção defensiva" signifique andar bem devagar, numa postura "defensiva", e até mesmo medrosa diante dos perigos do trânsito.
Deixe-me dar alguns exemplos práticos antes de continuar: a pessoa que morre de medo de fazer uma ultrapassagem e fica titubeando na hora de fazê-la pode correr mais riscos do que um piloto mais ousado. É claro que a ultrapassagem deve ser feita com segurança, observando as normas de trânsito e a prudência, mas depois de decidir fazer a ultrapassagem não dá para ficar no meio do caminho pensando "vou ou não vou".
Há situações no trânsito em que uma postura mais ativa e até mesmo ousada podem ser mais úteis para livrá-lo de um perigo.
Conheci uma pessoa que andava de bicicleta e depois comprou uma Bizz. Por não se sentir seguro com a moto o sujeito andava bem devagar, colado à calçada, como fazia no tempo da bicicleta. Uma atitude assim não é nada segura e já custou alguns tombos e fechadas a esse amigo. Andar em velocidade abaixo da média dos outros também pode ser muito perigoso.
Resumindo, o motociclista precisa ter segurança suficiente para enfrentar o trânsito e não confundir a "direção defensiva" com o medo e uma postura acuada diante dos perigos.

Acordando depois de 20 anos


Numa postagem anterior mostramos aqui o "antes " e o "depois" na restauração de uma Suzuki GT 250. Agora, quase pronta, a moto renasceu. O dono, ansioso, não pode esperar pela chegada dos escapamentos e ligou a moto assim mesmo. Ver um motor roncar depois de 20 anos parado chega a ser emocionante (para quem gosta, é claro).
Mas o fim do vídeo é que é engraçado: a mulher gritando de longe, reclamando da fumaça do 2T e ele dizendo "que chata, é só uma fumacinha...rsrs.

Ps - trilha sonora perfeita.

sábado, 17 de maio de 2008

Frear ou Desviar


Amigos, aqui vai mais um ponto para pensarmos na nossa segurança. Não coloco vídeos de acidentes por alguma curiosidade mórbida, mas para que possamos aprender algo e previnir outros acidentes.
Numa emergência é melhor frear ou desviar?
Claro que não há uma resposta simples, depende das circusntâncias. Uma coisa é certa: quanto mais rápido você decidir, melhor.
No vídeo acima, observe que daria para desviar facilmente para a esquerda, ou para a direita (tentando ir no sentido oposto ao daquela mula), mas ao frear fortemente e tentar desviar o motociclista perdeu a capacidade de controlar a moto.
Mesmo nos carros isso pode acontecer, ou seja, o freio acionado fortemente, até com travamento das rodas, impede de desviar do obstáculo. Como a maioria absoluta das motos ainda não tem ABS, as vezes é melhor soltar o freio para poder desviar e ter controlde sobre a moto. Por outro lado, desvios repentinos são perigosos, pois não há tempo de avaliar as condições e visualisar tudo que há por perto.
Pensar um pouco no assunto já pode ser suficiente para ajudá-lo a decidir melhor e mais rápido.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Mais de Burt Munro


Quem quiser ver um poquinho do filme, pra dar água na boca aí vai.

Dica de Cinema


Burt munro foi o Tiozão que em 1967 bateu o recorde de velocidade para motos até 1000cc em Boneville, com uma Indian 1920. A história foi passada para a telona e pode ser vista em DVD (ou quando passar na sua TV) com o Título de “Desafiando os limites”. Burt é interpretado no filme por Anthony Hopkins.
Até onde sei o recorde de Munro permanece até hoje.
Bom filme, especialmente por ser uma história verídica...e por ser de um “Tiozão”

Estatística: Dava para evitar?


Os conselhos do Tiozão quanto à segurança podem ajudar a prevenir um acidente? Ou será que os acidentes são inevitáveis na sua maioria?
Bem, não é uma pesquisa científica, mas acho que serve como parâmetro.
Coloquei uma enquête em 3 comunidades do Orkut com os seguintes termos:
O seu tombo poderia ser evitado?
1 Não, a culpa foi de outra pessoa, era inevitável
2 A culpa foi de outro, mas eu poderia ter evitado
3 A culpa foi minha mesmo, vacilei.

As comunidades pesquisadas foram a “motonline”, a “eu já cai de moto” e a “Intruder 125”. Com 93 votos percebi que as percentagens não estão mais sofrendo grandes variações e, portanto, apresento aqui os resultados:
20,4% Não, a culpa foi de outra pessoa, era inevitável
23,6% A culpa foi de outro, mas eu poderia ter evitado
55,9% A culpa foi minha mesmo, vacilei.

Vejam que, se houver alguma resposta incorreta, o mais provável é que alguém não se ache culpado mesmo sendo. Ainda assim, mais de metade reconhecem a culpa pelo acidente e cerca de 80% disseram que poderiam ter evitado o acidente (B+C). Apenas 20% dos acidentes foram considerados realmente inevitáveis.
Estou me animando a pesquisar mais...vale a pena

quarta-feira, 7 de maio de 2008

É triste, mas....


Se servir para te ajudar a se livrar de uma dessas é melhor ver.
O que não dá pra entender é como é que uma empresa que tenta mostrar uma preocupação com a segurança faz uma propaganda focada no excesso de velocidade, como se viu em um recente lançamento veiculado na TV.
Basta dar uma olhada no Youtube e nas comunidades de motos esportivas para ver a incrível quantidade de exemplos de excesso de velocidade em circunstãncias de sério perigo, tanto para o motociclista como para os demais. Detalhe: a moto do acidente era uma Hornet.

terça-feira, 6 de maio de 2008

O melhor emprego do mundo



Dizem que o fator mais importante para a felicidade e sucesso profissional é trabalhar naquilo que você gosta. Se é verdade (e eu acho que é), temos aí acima dois bons exemplos. Tanto O sorveteiro numa moto custom como o policial chinês numa Marauder 250 (sonho de todo intrudeiro brasileiro) passam o dia andando em motos maravilhosas...e ainda ganham para isso.

sexta-feira, 2 de maio de 2008


Dica do blogueiro Leão. Vídeo mostrando técnicas para as curvas e os diversos tipos de moto.

Desacelere


Atendendo a pedidos dos blogueiros aí vai um dos vídeos que tem rodado por diversas comunidades. Bonito e verdadeiro. Ah, a propósito, eu não sou nenhum dos "tiozões" que aparecem no vídeo.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Onda "Retrô"




Na Europa e Japão uma verdadeira "onda Retrô" tem marcado os novos lançamentos de motos. Desde motos perfeitas, como essa CB 400 Super Four, até clássicas dos anos 70 como a V7 da Moto Guzzi, passando pelas que, digamos assim, não constituem uma unanimidade no gosto popular, como essa "Scrambler" (esse escape deve esquentar hein?) há motos para todos os gostos. Isto é, desde que você more na Europa ou Japão, pois no Brasil nada disso chegou até agora.