sábado, 25 de abril de 2009

Dica de segurança - Não tente fazer isso em casa


O vídeo acima mostra um exemplo de algo que nunca se deve fazer. No caso registrado no vídeo deu certo, mas não se anime com isso. Não deve chegar a 10% a porcentagem de vezes que isso ocorre.
Diante de uma tentativa de assalto clássica (dois malandros numa moto, o garupa desce e anuncia o assalto) o motociclista consegue retirar a chave do contato e sair correndo.
Na maioria das tentativas de reagir, mesmo que apenas tirando a chave ou correndo, a coisa não termina bem. É preciso lembrar que os assaltantes estão armados e a bala corre mais do que a gente. Além disso, eles vêm muito tensos, as vezes drogados, e podem disparar instintivamente diante de qualquer reação descuidada.
Todo mundo conhece os casos em que, mesmo sem reagir, algum movimento da vítima provoca o disparo do infeliz.
Também são poucas as situações em que se pode desaparecer rapidamente no meio do trânsito.
Resumindo, nunca faça o que o cara do vídeo vez. Deu certo para ele, mas para cada caso desses tem 9 que estão mortos.
Dê uma olhada nessa postagem antiga também
Rouco de moto: Risco Duplo

Sem Palavras - Yamaha SR 500 "Café-Racer"

Hora do Reclame - Yamaha

A "Hora do Reclame" de hoje é um divertido vídeo da Yamaha (quem disse que só a Kawasaki tem bom humor?). Destaque para a linda 650 que aparece no vídeo e para a motinha da Tia, parecida com a RD 50 nacional.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Perigo na Fernão Dias


Essa não é somente uma dica de segurança, é também uma denúncia.
A revista Duas Rodas já havia alertado sobre o perigo a que a OHL, concessionária que administra a Rodovia Fernão Dias, está expondo os motociclistas. Um piloto de testes da revista caiu com uma V-Strom devido à baixissima aderência causada pela pintura de faixas com tinta preta na estrada. Após alguns reparos em que foram feitos desvios e sinalizações a concessionária passou tinta preta para esconder as marcas de sinalização antigas. Neste mês, na seção de cartas, um leitor, novamente com uma V-Strom, informa que também foi vítima da arapuca e pretende processar a OHL.
A concessionária, por sua vez, diz que tudo está normal e que o procedimento é correto.
Absurdo; estão cobrando pedágio para tentar nos matar.
Matéria do site do jornal "Agora" traz alguns depoimentos:
"Eu caí de repente, em plena reta. Só não me machuquei tanto porque consegui pular da moto", diz Luiz Artur Cane, 51 anos, usuário da estrada, conduzindo motos há mais de 30 anos.
"Com chuva ou à noite, é impossível ver a tinta no chão. Em cima dela, qualquer movimento pode ser fatal", afirma Fábio Rocha de Souza, 33 anos, industrial cuja Suzuki teve perda total.
Nos últimos seis meses, a média foi de dois acidentes com motos por dia na Fernão Dias, uma das estradas que cobram pedágio (meia tarifa) de motos.
Leia mais aqui Aqui!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sem Palavras - O coração da Suzuki GT 750

Sem Palavras


Temos uma novidade no blog a partir desta semana; trata-se de uma nova seção entitulada "Sem Palavras".
As dicas de segurança estão rareando e, em breve, não terei muito mais coisas a dizer. Então vamos recheando o blog com coisas novas e restaurando dicas antigas com a seção "dicas da senana".
A "Sem Palavras", como o nome já insinua, é uma seção onde vou colocar apenas fotos, sem texto. Apenas no título pode haver uma menção ao local ou moto em questão, mas não haverá textos explicativos ou comentários. Vai ter de tudo: motos que eu gosto, fotos antigas, café-racer, competições, fotos em P&B, qualquer coisa que eu ache bonito o suficiente para mostrar. Como beleza é um conceito bastante relativo, é claro que algumas coisas que eu gosto podem parecer estranhas para outros. Não sei se você também vê as coisas como eu, mas em alguns casos acho que algo é tão feio que parece bonito. Uma motocicleta antiga, por exemplo, pode parecer absolutamente estranha para os padrões atuais, mas eu vejo uma beleza, ainda que estranha, nela.
Bom, espero que gostem mas, obviamente, não precisam concordar com meu gosto.

sábado, 18 de abril de 2009

Hora do Reclame - RX 125 a Álcool

Aproveitando o lançamento da primeira moto flex pela Honda, vale lembrar que já tivemos motos a alcool na primeira fase de implantação desse combustível no Brasil (proalcool). As motos a alcool não obtiveram grande sucesso (os carros também não né?), mas a RX até que era bonitinha.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Hora do Reclame - Norton Commando

Mais uma demonstração do charme inglês

Cruzamentos perigosos


O vídeo acima é uma excelente ilustração para a dica de hoje. Todo mundo sabe que muita gente não respeita o sinal vermelho ou, pelo menos, dá uma forçada, tentando aproveitar o último segundo do amarelo. Um motociclista deveria ser ainda mais cuidadoso que o motorista comum e nunca passar no vermelho ou no finzinho do amarelo.
O cara do vídeo passou...e se deu mau.
O que estava no sinal verde não cometeu infração de trânsito, mas levou uma bela bordoada; é a questão que sempre se levanta quanto à direção defensiva, não adianta estar certo, é preciso estar vivo.
Esta questão é de especial interesse para os motociclistas pois, na maioria das vezes, a moto está alí na boca, sendo o primeiro a passar quando o sinal abre.
Acontece que a solução não é, como alguns aconselham, esperar 2 ou 3 segundos antes de acelerar. Ficar parado quando o sinal abre também pode ser perigoso. Se você também dirige carro sabe que não há nada que irrite mais um motorista do que um motociclista lerdo. Além disso, estes 2 ou 3 segundos não garantem que não virá um maluco do outro lado.
A maneira de evitar o acidente é olhar com atenção para o cruzamento e observar se os carros (e motos) estão parando.
Uma das situações mais perigosas (uma verdadeira armadilha) ocorre quando os carros estão parados e o motociclista vem em movimento no corredor; ao ver o sinal abrir o motociclista acelera entre os carros e não é visto pelo motorista que usou o último segundo do amarelo. Nessa situação, especialmente, o motociclista precisa ter certeza de que está vendo tudo o que ocorre na via transversal.
Essa dica me lembra da piada do taxista japonês...conhece?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Hora do Reclame - Harley Davidson

Apesar de minha preferência pelas japonesas, especialmente as setentistas, acho que não tenho dado o devido espaço à Harley no blog. Então, aí vai o pagamento de uma parcela de minha dívida. Esse é para ver e ouvir.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Honda Shadow 750 - 2009

Esta não é dica de segurança nem tem a ver com motos clássicas (será uma clássica no futuro). Também não é novidade, mas achei o vídeo bacana e resolvi fazer essa cortesia com os amigos da Comunidade Shadow, assíduos leitores do blog.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Retrô Bikes - Honda CB 1300 Super Four

A série "Retrô Bikes" anda meio parada. Hoje, no entanto, voltamos a ela para corrigir uma injustiça. As outras motos mostradas aqui nessa série são motos inacessíveis a nós até o momento e, ao que tudo indica, permanecerão assim por um bom tempo. A CB 1300 Super Four, no entanto, está aí, disponível. Quer dizer, se você tiver os cerca de R$ 50.000,00 que ela custa.
É coisa típica do ser humano isso, valorizar o que está longe e esquecer do que está ao seu alcance.
Mas, corrigida a injustiça, vamos a ela: Linda, elegante, potente, moderna, retrô.
Se não quiser perder o amigo não a chame de "apenas uma cegezona" perto de mim.
A CB mescla com perfeição a modernidade tecnológica e a classe de seu estilo "retrô".
Tecnicamente, tudo nela é equilibrado, mas sem mesquinharia. O motor, por exemplo, entrega 111HP de potência e 11,6 kgm.f de torque. Suspenção, freio, dirigibilidade, enfim, tudo funciona de forma excelente.
Se quiser saber um pouco mais dê uma olhada nos vários testes disponíveis, inclusive na net ou no site dela. Onde? Aqui!

Hora do Reclame - mais um da Kawasaki

Para comemorar a volta oficial da Kawasaki ao Brasil aí vai mais um reclame dela. Com bom humor e lindas motos setentistas.

domingo, 5 de abril de 2009

Até Quando???


Amigos, desta vez vou soltar o verbo.
Não dá mais para continuar a ver esse tipo de coisa acontecendo e ninguém fazer nada. A festa dos "filhinhos de papai" nas estradas está chegando a um nível insuportável.
Não posso julgar especificamente o caso acima por falta de informações. O que sei é o que está no vídeo: vários motoristas, diante do acidente ocorrido com um carro, pararam, as motos não. Um saiu pela esquerda e acertou um caminhão parado; outros dois foram para o acostamento e atropelaram os policiais que prestavam socorro. Aparentemente, estavam todos em alta velocidade, pois além de não conseguir evitar o acidente bateram ainda em velocidade suficiente para causar muitos estragos e, o pior, a perda de uma vida.
Daqui a pouco um deputado propõe que, em vez de proibir as 125cc nas estradas, se proíba as motos de maior cilindrada.
Do motoboy que chuta o espelho ao playboy que desfila em sua R1 a mais de 200km/h estamos vendo muitos maus exemplos de motociclistas. Desse jeito fica difícil reclamar do preconceito ou das leis esdrúxulas.
Sei que muita gente não vai gostar, mas para ser curto e grosso, pilotar motos na estradas como se fosse um autódromo é, simplesmente, crime. E é como criminosos que estes caras tem que ser tratados. Não é, apenas, a vida própria que é colocada em risco com esse tipo de atitude, mas a de inocentes que nada tem a ver com a diversão do sujeito.
Tem dinheiro? Gosta de velocidade? Vai para o autódromo ou aproveita que sua grana está sobrando e faz uma viagem à Alemanha; vá se divertir nas "autobans". Lá não é crime.
A postura da maioria desses moleques (seja lá qual for a sua idade) é de absoluta irresponsabilidade e desrespeito ao ser humano. A maioria confia no seu dinheiro ou na influência do papai para se livrar de qualquer problema. É o tipo de gente que pergunta: "Você sabe com quem está falando? Você sabe quem é o meu pai?". Eu não sei, mas deve ser um idiota também.
A polícia bem que poderia pegar os videozinhos que esses caras fazem para exibir suas proezas no youtube e ir à caça desses marginais, como sugeriu o Flávio Gomes em seu blog.
No acidente acima, foi um policial, pai de 2 filhos, prestando socorro a uma vítima, quem morreu. Se alguém acha que não é bem assim, que estou pegando pesado, vá lá desfilar os seus argumentos para a viúva ou para os filhos que perderam o pai.
Repito que não estou falando específicamente das pessoas envolvidas no acidente do vídeo. Não seria irresponsável de julgar alguém sem informações completas, ms não deixa de ser triste saber que o Cabo Barros escapou da morte durante 24 anos de trabalho na PM, mas não resistiu a esse acidente.
O que esse acidente nos lembra é que a moto nem sempre é a vítima em um acidente. Seu peso e velociadade são suficientes para causar sérios acidentes e até a morte. Estou usando o vídeo como ilustração de algo que está acontecendo todos os dias....e que precisa ter um fim.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dica de Segurança - Carga Pesada

O vídeo abaixo vai mais como uma descontração, mas a realidade para alguns não é muito diferente. Carregar alguma coisa na moto, qualquer coisa, pode se tornar uma grande aventura.
São muitas as situações em que a gente pensa "porque não vim de carro hoje?". Quem tem essa opção só tem problemas quando o transporte de uma carga inadequada para a moto é um imprevisto, mas para outros é "na moto ou na moto".
A falta de espaço e a necessidade de manter o equilíbrio e a mobilidade deixam claro que a motocicleta não é exatamente um burro de carga.
Outro dia numa comunidade surgiu a pergunta "sou músico, qual é o melhor jeito de carregar a guitarra na moto?". Ainda bem que o cara não era baterista.
Aí vai então um breve resumo de algumas coisas a serem lembradas:
- Se for algo programado evite usar a moto para transporte de carga.
- Se não tiver jeito certifique-se de que as coisas estão bem presas e não limitam seus movimentos.
- Cuidado mesmo com pequenos objetos. Uma pequena sacola pendurada no guidom pode derrubá-lo.
- Tenha um cuidado especial com coisas que não estejam presas e possam se movimentar distraindo-o ou atrapalhando os movimentos.
- Avalie a aerodinâmica do que está transportando, ou seja, qual será a reação da moto com o movimento e o vento.
- Se estiver transportando alguma carga não adequada à moto redobre a atenção e diminua a velocidade.
No mais, fiquem à vontade para contar suas experiências. Vale tanto as boas como as desagradáveis. O que você já carregou na moto? Como fez? Já tomou um tombo por isso?

Hora do Reclame - Kawasaki

Ainda tenho muitas fotos de reclames para colocar, mas vou dar um espaço para os vídeos nas próximas semanas. Esse da Kawasaki é muito bacana, merece espaço aqui.
OBS - Nem tudo o que você verá aqui é recomendável.