terça-feira, 30 de março de 2010

Honda CB 450 - Restaurada e com uma pitada de Café

Para quem gosta de clássicas e café-racer esta é um colírio. Uma Honda CB450 restaurada e modificada por Jean-Claude Barrois.
"Roubei" as fotos do Pela Estrada Fora
Vale a pena clicar nas fotos e apreciá-las com calma.



quinta-feira, 25 de março de 2010

Dica de Segurança - "A Hora do Espanto"


Há poucos dias um acidente trágico na Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo, me trouxe a mente o assunto do tópico de hoje sobre segurança.
De madrugada, um motorista embriagado conseguiu andar por cerca de 20 kilômetros na contramão, em uma estrada de pista dupla; Parou ao atingir outro veículo de frente e matar dois dos ocupantes do carro (pai e mãe da menina que sobreviveu).
Ao ser abordado, o motorista causador do acidente teria dito que não fez nada de errado e que os outros é que estavam na contramão. Bem, eu conhecia uma piada de português que dizia mais ou menos isso; na piada era engraçado, mas a realidade foi bastante cruel.
O tópico de hoje, "a hora do espanto", é sobre pilotar moto à noite ou na madrugada.
Há muitas coisas que se poderia falar sobre a diminuição da visibilidade, cuidados com a iluminação da moto, uso de roupas claras e com refletivos, etc. De fato, se você precisar andar (ou viajar) à noite deve ter todos os cuidados possíveis. O principal problema, no entanto, eu creio que sejam os abusos com o álcool.
É possível que você já tenha observado em sua cidade os locais em que mais freqüentemente ocorrem acidentes na madrugada. Geralmente são grandes avenidas que ficam no roteiro dos bares da região. Basta sair cedinho no domingo para ver os carros esborrachados no poste em plena reta ou capotados em uma curva que normalmente não ofereceria perigo.
Nestes casos (de embriaguez) os cuidados comuns não costumam ajudar muito. O melhor mesmo é não sair na madrugada. Se não tiver jeito redobre a atenção e torça para não encontrar o motorista etílico na hora errada.
Outro fator que complica a pilotagem noturna é o completo desrespeito aos sinais e preferenciais; Simplesmente esqueça que eles existem e cuide-se em cada cruzamento, seja ele a seu favor ou não. Em certos casos é mais perigoso passar no verde do que no vermelho; afinal, para passar no vermelho você tem que olhar com muita atenção, mas se confiar no sinal verde pode ter uma desagradável surpresa.
A velocidade mais elevada com o trânsito livre também é um fator de risco.
Tudo isso junto faz com que não seja nenhum exagero chamar a madrugada de "hora do espanto".
Ah, já ia esquecendo: se você for o motorista bêbado aí a coisa complica mesmo né? Vá de taxi (desde que o motorista não seja movido a álcool também).

Sem Palavras - Painel da Guzzi Bellagio


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Hora do Reclame - Suzuki T500


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sexta-feira, 19 de março de 2010

Dica de segurança - Qualidade do equipamento


Hoje queria falar com vocês sobre a importância da qualidade dos equipamentos da moto na segurança.
O vídeo acima, sobre o ABS das Honda 300, não é propaganda não (mas se a Honda quiser colaborar com a manutenção do blog podemos conversar). É apenas para ilustrar a importância da qualidade dos equipamentos na moto. Como a maioria das motos no Brasil é de baixa cilindrada e precisa ter um custo baixo, não temos muitas opções quanto aos equipamentos. Mas, dentro do possível, escolha sempre uma moto que tenha boas qualidades que favoreçam a segurança. Se não der para exigir um ABS, pelo menos procure um modelo adequado ao uso que vai ter e verifique a qualidade dos freios e suspensão e dos equipamentos em geral.
Temos visto notícias de alguns casos de motos extremamente perigosas, devido à baixa qualidade, gerando quebras perigosas, ou mesmo equipamentos muito deficientes.
Não é preconceito, mas algumas coisas que temos visto em alguns modelos chineses são inaceitáveis; quadros que partem ao meio, cubos de roda que se esfarelam, parafusos de fixação das rodas que quebram, entre outros fatos recentes, são um risco terrível para quem anda sobre duas rodas.
Falando em deficiência dos equipamentos, há pouco tempo, em um teste da revista "quatro Rodas Moto" o piloto de testes caiu duas vezes devido ao freio nada progressivo da moto testada (uma custom MVK), que travava facilmente o dianteiro.
Há outros casos bem menos graves mas que merecem menção, como a insistência da Honda em oferecer a Bros com freio a tambor, o pneu com câmera da Intruder 125 ou a falta de ABS até mesmo como opcional em motos de maior cilindrada e comportamento esportico, como a Kawasaki Z750, entre outros. Não são problemas tão sérios, mas em se tratando de segurança na moto todo cuidado e empenho são necessários.
Informe-se, exija, se puder pague um pouco mais, mas tenha o melhor equipamento ao seu alcance.

Nova seção - Velho e Feliz


A foto acima inicia uma nova seção no blog: "Velho e Feliz". Tudo bem, vão dizer que estou fazendo uma homenagem a mim mesmo; que seja.
Mas se tem algo que ajuda a gente a envelhecer sem perder a juventude é andar de moto. Desde que, claro, a pessoa leia as dicas de segurança do blog para conseguir envelhecer. Infelizmente, não se vê muitos motociclistas velhos por aí. Espero ajudar a aumentar esse número.

Bob Dylan e Triumph


E já que falamos de Rock e moto na "hora do reclame" abaixo e a moto era uma Triumph, que tal essa foto do Bob Dylan numa Bonneville?

Hora do Reclame - Fender


Uai, mas Fender é marca de guitarra e não de moto. Claro, mas que diferença faz? Tem moto no reclame e a foto é bonita. Além disso, o que mais tem no mundo é motociclista roqueiro.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Honda CB 1100F Mugen


Quando será que vou conseguir parar de mostrar a CB 1100F aqui no blog?
Essa aí foi personalizada pelo preparador japonês Mugen.
Simplesmente não tem defeitos.

terça-feira, 16 de março de 2010

Campanha inglesa pela segurança na moto

Hora do Reclame - Honda XL 250


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Guzzi - V7 Classic e Café Classic - Novas Cores

Não se trata de nada muito especial, apenas novas cores. Ou melhor, é sim muito especial, afinal, trata-se da Guzzi. A V7 Classic e a V7 Café Classic já foram mostradas aqui na seção "Retrô Bikes" e estão entre as minhas preferidas.
Esta semana estão sendo apresentadas essas aí abaixo em novas cores. Gostei da pretinha estilo "lotus JPS" e da Café Classic branca, mas minha preferida ainda é a Café Classic dourada.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Motociclista Herói

Motociclista, ou motoqueiro como geralmente preferem dizer, virou saco de pancada na mídia. Verdade que tem muita gente dando motivos, mas as críticas generalizadas e infundadas só semeiam preconceito e mais agressividade no trânsito.
Ta aí abaixo um bom exemplo de que motociclista não é o animal irracional que alguns estão dizendo.
Se bem que é capaz de aparecer um mané para dizer que não foi o motociclista o herói, mas o garupa.
PS - ah, e eu vi: ambos sem capacete. Mas que o cara foi solidário e corajoso foi.

Sem palavras - Triumph "Café"


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Hora do Reclame - Agrale SXT 16.5


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quinta-feira, 4 de março de 2010

O verdadeiro motociclista


Tenho visto muita gente falando e escrevendo sobre "o verdadeiro motociclista". Acabei ficando curioso e procurando entender quem é esse cara; afinal, parece que muitos o procuram mas poucos já o viram.
Na multidão de vozes que falam sobre o assunto vi de tudo. Para alguns é uma questão de CC (estou falando de cilindrada e não de suor); nesta visão se exclui do grupo de canditos quem esteja abaixo de um determinado número. A marca limite varia mas, certamente, com 125cc você não pode ser um motociclista.Os donos de 125 reclamam, é claro, mas dizem que uma Pop 100 não pode ser chamada de moto.
Para outros, é o local por onde você trafega que determina se você é um "verdadeiro motociclista". Neste caso, só os estradeiros atingiriam tal nível de qualificação. Quem usa moto para ir ao trabalho, faculdade ou pequenos passeios não poderia conhecer a essência do motociclismo.
Pode-se encontrar também muita gente que define o motociclista pela adesão a um moto-clube. Assim, motociclista solitário é uma vergonha para a classe, alguém totalmente desprezado. Se fizer parte de um moto-grupo, pelo menos, começa a adquirir algum respeito e o direito de existir. Agora, motociclista mesmo só depois de conseguir o seu colete. Alguns ainda acrescentam umas regrinhas extras, não permitindo a retirada do colete por qualquer motivo (pra tomar banho pode?).
Outra vertente segue a linha da idade. Opa! Agora vou me dar bem. O verdadeiro motociclista seria o "tiozão" que pode contar como eram as coisas no "seu tempo", quando um motociclista sempre acenava ao cruzar com outro, independentemente de marca ou cilindrada. Se for esse o caso, realmente será difícil achar o "verdadeiro motociclista", pois a maioria dos motociclistas não chega a envelhecer. Quem chegar lá terá provado que é um motociclista de verdade.
Mas, afinal, quem é esse cara (ou essa mulher) que todos procuram e ninguém encontra? Quem pode ser chamado de um verdadeiro motociclista?
Ora, a resposta é simples: sou eu; ou melhor: é você. Somos todos nós que, apesar de todos os riscos, da falta de segurança de nossas estradas, do grande número de idiotas dirigindo veículos que pesam toneladas, dos buracos, do IPVA e do DPVAT, apesar da discriminação, de sermos vistos como bandidos ao entrarmos num banco segurando o capacete, apesar da chuva que não acaba nunca, insistimos em andar sobre duas rodas.
A vida já é complicada demais e as pessoas divididas demais para ficarmos gastando nosso tempo e energia tentando decifrar quem pode ser chamado de um "verdadeiro motociclista".
Não vou deixar que ninguém me rotule, seja pela idade, seja pela cilindrada da minha moto ou pelo fato de eu andar sozinho ou em grupo. A liberdade não convive com rótulos.
Um verdadeiro motociclista? SOU EU!!!

Sem palavras - na lama

Hora do Reclame - Honda CB 400


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