terça-feira, 31 de agosto de 2010

Kawasaki W800 - Lançamento?


Não é sempre que se pode colocar no blog um tópico que tanto vale para a seção "Retrô-bikes" como para a "Moto do coração" e até para a "lendas urbanas", que fala sobre possíveis lançamentos.
Aqui no blog já mostramos as Kawasaki Estrella 250 e W650 (há também a W400 no Japão); agora, especula-se que a Kawasaki esteja prestes a lançar a W800, para concorrer mais diretamente com a Triumph Bonneville.
Eu, que já me contentaria com uma W400, gostei muito da idéia. Mas, claro, nada que tire a Bonneville do primeiro lugar na minha lista de motos dos sonhos.

Sem Palavras - Vida Simples

Hora do reclame (Yamahento) - RD 350


Click para ampliar

sábado, 28 de agosto de 2010

Jogo dos ??? êrros


A cena é tão grotesca que eu achei que iria dar para fazer um "jogos dos 7 êrros", mas acabei só encontrando 3 (4 se o carro que filmou for da polícia, como indicaram em outro vídeo):
Mudou de faixa sem usar os espelhos.
Mudou para a faixa de ultrapassagem e freou (é mão inglesa).
Não usava equipamentos adequados. (tadinho, o chinelinho voou).

Vocês vêem mais algum?

Hora do Reclame - Linha Honda 73


Click para ampliar

Policial de IZH


Essa vale tanto para a seção "Velho e Feliz" como para a "Melhor emprego do mundo".

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Freando na curva


A dica é tão básica que sitetizo no seguinte: não faça isso.
Mesmo em um carro a frenagem em uma curva pode trazer complicações; na moto então a situação é bem mais delicada. O melhor é frear sempre com antecedência e entrar na curva na velocidade certa para contorná-la.
Se não tiver jeito e precisar frear na curva use primeiro o traseiro, depois o dianteiro com bastante cuidado. Outra dica: se a frenagem foi necessária devido a algum imprevisto adiante, observe rapidamente a situação e procure alternativas; muitas vezes será melhor frear apenas com o traseiro para manter o controle da moto e poder desviar do obstáculo, em vez de tentar parar a moto.

"Reclame" Phillips - Balança mas não cai

Velha e Feliz (aos 102 anos na moto do "The doctor")

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cão: o melhor amigo do homem, não do motociclista


Quem é apaixonado por seu cãozinho pode não gostar da dica de hoje, mas é fato incontestável que há certa rivalidade entre motociclistas e cães.
Quem não anda em locais onde existam vira-latas à solta pela rua pode achar a dica de hoje totalmente desnecessária mas, acredite, muita gente já foi ao chão ao distrair-se sendo perseguido por um cachorro.
Eu, particularmente, sofri com eles desde garoto, quando ainda andava de bicicleta e era mais difícil de escapar.
Como enfrentar essa terrível ameaça?
Em primeiro lugar, não é tão terrível assim. Mantenha a tranquilidade, pois na maior parte dos casos cão que ladra não morde. Além disso, os resultados de uma queda costumam ser piores do que os estragos que o cão pode fazer.
O que não se deve fazer nunca é tentar chutar o animal, pois isso pode facilmente desequilibrar o motociclista.
Outra dica é dar uma freada e uma acelerada brusca para inibir os reflexos do animal. Mas faça isso com cuidado para não fazer besteira.
O que não se deve fazer é perder a calma ou a concentração. Se você tiver um acidente, além das concequências serem mais graves, o canino ainda pode sair dando risada de você.

Sem Palavras - Danny Chandler

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lendas Urbanas - Ténéré 250


A seção "Lendas Urbanas" quase morreu. Depois da enchurrada de lendas que tivemos há cerca de dois anos algumas confirmações vieram, mas também várias decepções.
Agora parece que a curiosidade e os sonhos do povo começam a se atiçar novamente.
A mais nova "Lenda Urbana" é essa belezinha aí de cima.
Claro que a foto é apenas uma montagem; foi feita pelo Daniel Zabel da comunidade Lander no Orkut em um tópico que especulava sobre possíveis novidades. Eu, assim como muita gente lá, acho que a Yamaha deveria contratar o Daniel.
Agora surgiu também uma matéria na revista Duas Rodas e a coisa começa a parecer mais concreta.
Na minha opinião, se a Yamaha não pensou nisso está na hora de começar a pensar.
Basta ver o sucesso da "ninjinha" para imaginar o que ocorreria com uma "ténérézinha". Claro que são propostas muito diferentes, mas a idéia é a mesma: uma versão de menor cilindrada de uma moto mítica.
Se for apenas uma lenda vai ser uma pena pois, certamente, seria uma excelente moto, para marcar época, assim como a velha e boa Ténéré 600 marcou.
As irmãs mais velhas não são lendas, mas possibiliddes bem reais para um futuro breve. Já a 250, não sei. Pode ser que a Yamaha tenha demorado mas esteja acordando....lentamente.

PS - Ia me esquecendo. Esta semana fui procurado para responder a uma pesquisa sobre o assunto "Ténéré". E mais não digo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Equipamentos de segurança


Não costumo falar muito sobre os equipamentos de segurança por ser assunto bastante óbvio; afinal, são o único recurso que o motociclista tem para tentar amenizar as consequências de um acidente. Não temos carroceria, air-bag, cinto de segurança, etc.
O ideal seria andar sempre com o máximo de proteção possível mas, evidentemente, ninguém vai colocar um macacão de couro para ir alí na padaria buscar o pão.
Então, procure usar sempre a melhor proteção para a situação que for enfrentar, procurando aumentar o grau de proteção à medida em que o risco for maior.
Aí vão algumas dicas bem básicas:
Capacete: sempre, até para ir na padaria buscar o pão.
Luva: também é bom usar sempre, e de boa qualidade.
Jaqueta: Existem modelos para o verão, com boa ventilação e boa proteção, para que você possa usar mesmo nos dias mais quentes. Couro ainda é a melhor proteção, mas cordura com proteções nos locais mais afetados em quedas também é bom.
Viagens: aqui vale a melhor proteção possível. Se tiver dinheiro para comprar, não tenha vergonha de ir vestido de Jaspion.
Lembre-se: equipamento fajuto = proteção fajuta.

Hora do Reclame - Triumph

Sem Palavras - XS 650, início dos anos 70

sábado, 7 de agosto de 2010

O "antes e o depois" em dose dupla






Faz tempo que não coloco algo na seção "Antes e depois".
Quem acompanha o blog deve lembrar-se da restauração da Suzuki Gt 250 feita pelo Robson Prudente. Mostrei a foto inicial da restauração da RD 350 1974, mas não a sua conclusão. Como demorei um pouco, o Robson já acrescentou mais uma ao seu currículo de restaurador: uma Honda Cb 350 1972.
Aí acima estão as fotos do antes e do depois de ambas. A Yamaha não parecia tão difícil de restaurar, mas a CB 350 dava medo.
Quem quizer acompanhar todos os detalhes, ele tem um blog para cada uma:
Restauração da RD 350
Restauração da CB 350
Parabéns ao Robson pelo excelente trabalho

Hora do Reclame - Honda CB 400

Melhor emprego do mundo - Policial de BSA

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Motociclista vivo, veado morto


Já falamos sobre "animais na pista" no blog. Portanto, aqui apenas registramos o vídeo, com a curiosidade de que, apesar do tamanho do animal (um veado) o motociclista não caiu.
A Moto sofreu alguns danos na lateral e o bichinho, infelizmente, morreu. O motociclista deve estar surpreso até agora por ter escapado com melhor sorte.
Uma boa história para contar aos netinhos e que, ainda por cima, foi gravada.