segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Procurando o limite???


Está procurando o limite? Dessa vez só tenho a má notícia: vai encontrar.
A dica de hoje pode ser chamada de "a lei dos 80%" e é muito simples: procure andar, no máximo, a 80% do seu limite.
A foto abaixo mostra um cara que, dificilmente, chamaríamos de "braço duro". Sete vezes campeão mundial de F1, ele tem certa intimidade com velocidade e autódromos. Mesmo assim, tem caído diversas vezes na busca de seu limite sobre duas rodas. Acontece que no autódromo isso é viável e aconselhável, mas nas ruas e estradas é um grande perigo para você e para os outros.
Buscar o limite só faz sentido na pista; nas ruas temos que fugir dele.
Na pista o piloto pode, realmente, buscar o limite; alí ele pode dar várias voltas, testar cada curva, tentar novamente. Na pista não exitem surpresas como: um novo buraco no asfalto, um pedestre atravessando descuidadamente, um sinal fechado, carros na contramão, etc. Sendo assim, o piloto pode de fato testar a moto e a si mesmo, ainda favorecido pelos equipamentos de segurança dele e do autódromo. Todos alí dentro estão cientes do risco que correm e não expõe inocentes ao perigo de serem atingidos pelo seu limite.
Quando se dirige nas ruas e estradas não é possível saber sequer a condição de aderência da próxima curva; os riscos que não se pode administrar, como o de um caminhão atravessando a sua frente, são muitos. Só o fato de ter veículos em sentido oposto ou cruzando seu caminho já muda completamente a situação. Se você passar do limite pode levar junto gente que não tem nada a ver com a sua brincadeira.
Nas ruas o mais rápido não é necessariamente o melhor piloto, apenas o mais louco, alguém que arrisca demais. Ao ir para a pista alguns desses "loucos" descobrem que eram, apenas, loucos, mas não pilotos realmente rápidos.
Falei da "lei dos 80%" mas nem expliquei direito ainda. É simples: anda sempre abaixo do que você imagina ser o limite para uma estrada ou curva. Deixe uns 20% de folga para administrar um imprevisto, um cálculo errado de uma curva ou uma aderência menor no asfalto. É claro que não pista não se faz isso, nem é preciso.
Agora, pense só por um instante; se na pista, um grande piloto como Schumacher, ou um campeão como Jorge Lorenzo (adaptando-se a uma nova categoria), chagam a cair diversas vezes, na busca de seu limite, o que acontecerá com um "piloto" de rua, lidando com um número muito maior de variáveis e de riscos?
Não procure o limite, senão você vai encontrá-lo.

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