terça-feira, 31 de maio de 2011
Jogo dos erros (eu achei 4)
Não precisa muito esforço para perceber que o motociclista está errado. Mas vamos lá, quantos erros vocês encontram aí. Eu vejo quatro.
Vou deixar os blogueiros opinarem e depois eu digo o que vi.
Atualização:
Vamos lá; agora que já opinaram vamos juntar tudo. Lembrando que não conta só as infrações de trânsito mas os erros por falta de uma visão de pilotagem defensiva.
1 - Trafegando pela contramão (mesmo que a faixa não fosse contínua poderia usar a faixa oposta somente para ultrapassar, não trafegar.
2 - Faixa contínua (alí nem ultrapassar poderia).
3 - Capacete desafivelado voôu logo no primeiro impacto.
4 - Desatenção - Motociclista tem que ter muita atenção, fazendo coisa errada como estava ainda mais. Ao passar os motoristas pela esquerda, em transito lento ou engarrafado, é preciso estar atento para possíveis mudanças de faixa; frequentemente os motoristas mudam rápido de faixa até sem sinalizar, pois estão com pressa e procurando um meio de fugir do trânsito.
5 - Velocidade elevada considerando os riscos da situação e a pista molhada.
6 - Pisca esquecido ligado (pode confundir os outros motoristas).
7 - Expor a vida dos outros ao risco (o garupa, principalmente).
Os erros do motorista da pick up? Não me interessam muito. Afinal eu ando de moto, não de pick up. E não adianta a gente estar certo, tem que estar vivo. Mas, de fato, ele não podia fazer aquela conversão em faixa contínua (não enxerguei direito, mas acho que era assim). Provavelmente ele também nem olhou no espelho porque não esperava que alguém viesse ultrapassando por alí, já que é proibido. De qualquer forma ele deveria ter usado o espelho.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Vida Simples
Deus Dress Up Drags from Deus ex Machina on Vimeo.
Tá, não tem nada a ver com as dicas de segurança (um monte de gente sem capacete), mas esse vídeo tem seu lugar aqui pelas motos, pela diversão, e pela mensagem de vida simples.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Queimando o pneu... e o traseiro.
Esse poderia fazer parte da série "muita areia, pouco caminhão" ou da "Não faça de sua moto um brinquedo, a vítima pode ser você".
O único elogio que se pode fazer ao cidadão é que, apesar da besteira que fez, conseguiu cair em pé. No mais, só besteira mesmo: sem capacete, brincando com o que não sabe e, ainda por cima, gravando tudo.
Como dica de segurança vou usar mais um clichê: não tente fazer isto em casa.
Super Moto - bulgária
Se você gostou do vídeo abaixo, com motos clássicas de competição,veja neste que moto nova também é divertido. Em uma pista como essa, na Bulgária, ainda mais.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Perigo por trás
O perigo de uma colizão traseira já foi alvo de um post no blog (aqui).
Nesse vídeo vemos uma situação comum e que muitas vezes tem graves consequências, mesmo quando não envolve uma motocicleta. Em avenidas de tráfego rápido, especialmente na faixa mais à esquerda, não se espera que o trânsito pare bruscamente. Um segundo de distração e, devido a maior velocidade praticada neste tipo de pista, já se está em cima do veículo à frente.
Antes de analisar o vídeo vale lembrar aqui que o objetivo não é culpar o motociclista, mas entender se havia algo que ele pudesse fazer, tomando por base o princípio da direção defensiva, para se defender desse perigo.
A princípio parece que tanto o veículo à frente como o que vem atrás mantinham distância suficiente; este é, com certeza o primeiro ponto a se observar para evitar uma batida dessas.
Observando mais atentamente vê-se que o motociclista freou forte, levantando uma fumacinha da travada de freio. A desatenção, portanto, não foi somente de quem bateu atrás. Veja que os carros da frente, mesmo guardando pequena distância do da frente não bateram.
O motociclista (e os demais motoristas também) deve sempre observar o trânsito bem a sua frente, antecipando ao máximo qualquer anormalidade para evitar reações bruscas e o risco de que algum desavisado acabe lhe arranjando uma encrenca.
Mesmo considerando a desatenção do motorista que atropelou a moto, o motociclista teria uma chance se observasse o movimento à sua frente com maior antecedência, freando com mais tranquilidade e até mesmo sainda para o corredor se percebesse o perigo da desatenção do motorista que vinha atrás.
Uma coisa que faço nestas situações de freada brusca é buzinar para chamar a atenção de quem vem atrás.
8 Encontro Moto & Cia Classic

Já está sendo divulgada a data do 8 Moto & Cia Classic, o tradicional encontro de motos clássicas no centro de São Paulo, no Páteo do Colégio.
Dia 3 de julho quem é amante do motociclismo já tem agenda.
Mais detalhes no site Moto % Cia
Assinar:
Postagens (Atom)