A dica de hoje é um vídeo recomendado na comunidade da Drag Star no Orkut. O assunto não é específico do motociclismo, mas os princípios apresentados são válidos também para nós. Talvez até mais, pois a frenagem em situação de emergência é mais complicada para a moto, assim como as consequências se não se consegue evitar o acidente. Assistam e sigam o conselho: desacelerem.
8 comentários:
muito bem produzido o vídeo.
Nunca tinha pensado nesta perspectiva !
Olá Youssef! Gostei muito do tópico! Aqui no Brasil devia rolar campanhas de conscientização dessas!
Aproveito para lhe convidar a ler um texto que escrevi:
http://sheppadeingratu.blog.terra.com.br/2009/06/25/sopbre-motoboys-e-a-cidade/
Abraços!
Youssef
O teu blog é ótimo, Parabéns.
Tomei a liberdade de colocá-lo como link em meu blog. Dá uma conferida.
Também transcrevi um texto teu do dia 30 de Junho, que achei ótimo.
Parabéns mais uma vez. Passei a ser um seguidor do teu blog.
Se puderes, nos visite lá no:
http://alvaroeadelaidemundoafora.blogspot.com
Valeu amigo, muito legal seu blog.
Em moto é um pouco mais complicado, ironicamente -- mas importante -- a gravidade dos acidentes não tem tanta variação com a velocidade, e os mais graves acontecem em velocidades mais ou menos baixas no trânsito das cidades, em residência, e não em estradas. Isso porque na estrada o corpo bate geralmente contra o chão plano, enquanto na cidade você (seu corpo) bate contra outros carros, quinas das calçadas, etc.
A queda na estrada, tirando o efeito de esfolamento, é próximo de ser equivalente a você cair com a moto parada, se alguém te empurrasse ou passasse uma rasteira no pé de apoio, só um pouco mais grave porque o braço tem maior dificuldade em amortecer, mas a velocidade do impacto da cabeça com o chão é mais determinada aí do que pela velocidade em que se andava. Mesmo se o cara for ejetado da moto, na maior parte do tempo a diferença de velocidade do "vôo" vai se perder durante a subida e na hora do impacto vai estar mais ou menos aproximada (mas aí é mais grave do que "cair parado", é mais como cair parado estando em cima de uma mesa ou de uma escada).
Claro que, dependendo do acidente, a velocidade pode fazer um estrago absurdo, tem casos de motoqueiros literalmente partidos pela metade, a cintura e as pernas do cara dum lado da pista e da cintura para cima no outro lado, isso só acontece com impactos em alta velocidade, mas é mais o risco a que se submete gente maluca mesmo, e não é um risco "médio" de se estar a uma velocidade maior numa estrada, que costumam ser mais seguras, com acidentes menos graves, apesar de se estar a uma velocidade maior.
Fonte: http://www.motorcyclistonline.com/gearbox/motorcycle_helmet_review/index.html
PS.: quis dizer "em área residencial", não "em residência", meio obviamente.
Vai o link de novo, parece que não apareceu inteiro:
http://www.motorcyclistonline.com/gearbox/motorcycle_helmet_review/index.html
Parece que de novo não funcionou, vou tentar com html:
Motorcycle Helmet Performance: Blowing the Lid Off
Searching for the truth behind motorcycle helmet design, helmet standards and actual head protection
From the June, 2005 issue of Motorcyclist
Photography by Jim Brown
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