sexta-feira, 7 de maio de 2010

Areia: inimiga número um.


Areia...sim....essa derruba muita gente.
Nas curvas os carros jogam a sujeira para o lado de fora da curva. O perigo geralmente ocorre quando você faz uma conversão, para entrar em uma rua ou num posto de gasolina, por exemplo, e cruza essa camada de areia solta. Com a moto inclinada para fazer a curva a areia solta é um perigo. Se precisar frear então....hummm.
E olha, não precisa ser tanta areia como na foto acima não. Na verdade quando tem muita é até melhor para visualizar. Dependendo da inclinação e velocidade é tombo certo.
A melhor maneira de lidar com ela é a prevenção, procurando enxergar com antecedência o perigo. Se não deu para ver com antecedência, provavelmente não vai dar para corrigir mais. O que se pode tentar é diminuir a inclinação, não frear e ver se dá para fazer uma mudança de trajeto, seguindo reto em vez de fazer a curva. No entanto, nem sempre há tempo ou espaço para isso.
Um pouco de areia pode ser muito irritante, seja na boca, nos olhos ou no asfalto.

5 comentários:

Wendel disse...

Realmente.
Tenho 2 casos reais sobre como areia é traiçoeira.
Uma vez comigo por sorte não cai, pois perto e uma obra tinha um trilho de areia bem no meio da pista num curva. Por sorte era um trilho tão pequeno que apeas da roda da frente escapar a moto apenas balançou e não cheguei a cair.
O outro relato é de um amigo meu que ao entrar em um retorno uma br, escorregou a roda dianteira, caiu e se ralou bastante. Por sorte foi só um susto e uma lembraça no braço.

ceafla disse...

Acho mais traiçoeiro o óleo. Esse não tem como se livrar, vai-se ao chão sem entender porque caiu.

eliandro disse...

Cair na areia. Ainda bem que pela imagem dá pra ver que foi uma queda macia. pior é quando no meio de uma curva tu dá de cara com ela aí o bixo pega

Richard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Richard disse...

ando de moto faz 11 anos e só cai uma vez , nessa nossa inimiga a areia :( , a minha dica para quem ver que o tombo é inevitavel , é recolher a perna que esta do lado que a moto vai cair !