sexta-feira, 20 de maio de 2011

Perigo por trás


O perigo de uma colizão traseira já foi alvo de um post no blog (aqui).
Nesse vídeo vemos uma situação comum e que muitas vezes tem graves consequências, mesmo quando não envolve uma motocicleta. Em avenidas de tráfego rápido, especialmente na faixa mais à esquerda, não se espera que o trânsito pare bruscamente. Um segundo de distração e, devido a maior velocidade praticada neste tipo de pista, já se está em cima do veículo à frente.
Antes de analisar o vídeo vale lembrar aqui que o objetivo não é culpar o motociclista, mas entender se havia algo que ele pudesse fazer, tomando por base o princípio da direção defensiva, para se defender desse perigo.
A princípio parece que tanto o veículo à frente como o que vem atrás mantinham distância suficiente; este é, com certeza o primeiro ponto a se observar para evitar uma batida dessas.
Observando mais atentamente vê-se que o motociclista freou forte, levantando uma fumacinha da travada de freio. A desatenção, portanto, não foi somente de quem bateu atrás. Veja que os carros da frente, mesmo guardando pequena distância do da frente não bateram.
O motociclista (e os demais motoristas também) deve sempre observar o trânsito bem a sua frente, antecipando ao máximo qualquer anormalidade para evitar reações bruscas e o risco de que algum desavisado acabe lhe arranjando uma encrenca.
Mesmo considerando a desatenção do motorista que atropelou a moto, o motociclista teria uma chance se observasse o movimento à sua frente com maior antecedência, freando com mais tranquilidade e até mesmo sainda para o corredor se percebesse o perigo da desatenção do motorista que vinha atrás.
Uma coisa que faço nestas situações de freada brusca é buzinar para chamar a atenção de quem vem atrás.

4 comentários:

Alvaro Guatura disse...

Alguns videos que voce posta aqui (por exemplo este) ja foram amplamente divulgados e discutidos em foruns e comunidades do orkut, acaba que nao tem o mesmo impacto. Mas as dicas sao sempre boas.

Helio Souza disse...

Eu nunca tinha visto esse vídeo.

Uma boa também é sempre ficar esperto com quem vem atrás de vocês.
Principalmente nestas condições.

Rafael Pellens disse...

Também não tinha visto. estas dicas são mesmo sempre bem vindas. Todo o cuidado e atenção ainda são pouco.

Anônimo disse...

A questão de buzinar pra trás é muito boa, por várias vezes eu buzino querendo chamar atenção de quem está atrás. ;D