terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por que o trânsito de fim de ano fica tão perigoso?


Na semana passada, um amigo que trabalha como motorista de guincho para uma companhia de seguros, me contou que está trabalhando como nunca. No fim do ano, segundo ele, o trabalho duplica.
Vou discorrer sobre o óbvio, eu sei. Afinal, todo mundo convive com isso anualmente.
Mas vale lembrar que é preciso aumentar ainda mais a atenção nessa época do ano.
Desde o fim de novembro fica clara a mudança no trânsito. Vamos relembrar alguns fatores que contribuem para isso.
Em primeiro lugar o estresse dessa época. Parece que todo mundo tem que correr para conseguir acabar o ano. O trânsito piora significativamente, aumentando a tensão de todo mundo e a pressa de escapar dessa loucura.
Além disso existe um fator que aumenta bastante os riscos. No dia-a-dia as pessoas estão usando o carro para ir ao trabalho ou levar os filhos para a escola. O trajeto é conhecido, bem como seus perigos. É como se toto mundo estivesse treinado para aquele percurso. No fim do ano muita gente que usava o carro para levar os filhos à escola, agora sai para fazer compras. Outros que iam ao trabalho de ônibus passam a usar o carro para depois darem uma passadinha em outro lugar.
Resultado: gente que anda por trajetos desconhecidos faz conversões de última hora por não saber o melhor caminho, freia repentinamente ao ver que a rua que procurava já está ficando para trás, etc.
Se alguns estão tensos e estressados, vale lembrar também o extremo oposto: aqueles que saem para divertir-se e, muitas vezes, para beber.
Botando tudo isso no liquidificador e misturando temos uma combinação bastante perigosa.
Solução: como sempre, atenção e prevenção. Respire fundo e se cuide; daqui a dois meses isso passa.

3 comentários:

Ozzy Renato disse...

É isso mesmo....o transito fica pior. E nas estradas o perigo aumenta ainda mais: Muitos querendo chegar logo para passar o natal na casa de um familiar abusam da velocidade. E ainda tem aqueles que literalmente não sabem andar na estrada e na véspera do festeiro estão lá, andando numa rodovia como se estivesse no quintal de casa.

Esse ano, mais uma vez vou deixar pra viajar depois do Natal. Vou sair de Rondônia com minha Yamaha FZ6S no dia 25 de dezembro e rumar para SP. É uma beleza. Movimento pequeno e mais segurança na estrada.

Youssef disse...

Beleza, amigo. Depois conta como foi a viagem.
Abs
Youssef

Arthur Froes disse...

Caro Youssef,
Além de todoas as razões citadas, eu poderia acrescentar outra, que considero muito significativa: as facilidades de crédito tem aumentado muito o número de carros (e também de motoristas!) novos em circulação. Isso significa que, somados aos mais antigos que continuam rodando, a frota nas ruas está transbordando os limites das vias, principalmente as urbanas. E ainda tem políticos e administradores públicos querendo restringir o uso das motocicletas. Enquanto em outros países elas são uma solução, aqui a incompetência deles em resolver problemas como segurança, bom transporte público, estacionamento, poluição e outros querem resolver restringindo, punindo e tirando das ruas!