segunda-feira, 26 de maio de 2008

Direção: defensiva sim, medrosa não.


Um detalhe que creio ser importante para se falar a respeito de direção defensiva é que não se deve confundi-la com "direção medrosa". Explico: A direção defensiva tem a ver com princípios que podem ajudá-lo a evitar um acidente e a prever o que os outros podem fazer, anulando perigos potenciais.
Alguns, no entanto, pensam de maneira simplista que "direção defensiva" signifique andar bem devagar, numa postura "defensiva", e até mesmo medrosa diante dos perigos do trânsito.
Deixe-me dar alguns exemplos práticos antes de continuar: a pessoa que morre de medo de fazer uma ultrapassagem e fica titubeando na hora de fazê-la pode correr mais riscos do que um piloto mais ousado. É claro que a ultrapassagem deve ser feita com segurança, observando as normas de trânsito e a prudência, mas depois de decidir fazer a ultrapassagem não dá para ficar no meio do caminho pensando "vou ou não vou".
Há situações no trânsito em que uma postura mais ativa e até mesmo ousada podem ser mais úteis para livrá-lo de um perigo.
Conheci uma pessoa que andava de bicicleta e depois comprou uma Bizz. Por não se sentir seguro com a moto o sujeito andava bem devagar, colado à calçada, como fazia no tempo da bicicleta. Uma atitude assim não é nada segura e já custou alguns tombos e fechadas a esse amigo. Andar em velocidade abaixo da média dos outros também pode ser muito perigoso.
Resumindo, o motociclista precisa ter segurança suficiente para enfrentar o trânsito e não confundir a "direção defensiva" com o medo e uma postura acuada diante dos perigos.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

http://br.youtube.com/watch?v=2daZ8hHpklw&feature=related
o video acima retrata um pouco sobre o que foi falado na postagem...
claro q o motorista do caminhão foi totalmente imprudente, ou não, não analisei se o motociclista entrou na frente mas reparem como o motociclista traféga em velocidade muito inferior aos demais veiculos.

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog. Excelentes postagens!