terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mantenha distância...dos idiotas.


Outro dia vi um adesivo em um carro que dizia "aproveite bem o seu dia antes que um idiota o estrague". Eu creio que podemos fazer melhor: aproveite bem o seu dia e mantenha distância dos idiotas.
Vamos explicar melhor a coisa para que você entenda a dica de segurança de hoje.
Um dos maiores peridos no trânsito hoje são os idiotas, e como tem deles por aí. São facilmente reconhecidos, pois não conseguem esconder a sua índole. Não vou tentar descrevê-los pelo seu modo de vestir ou pelas características de seus carros para não cometer uma generalização e ser injusto com alguém. Além disso existem muitos tipos de idiotas e, às vezes, é difícil identificá-los assim. Pode ser um Pit Boy numa pick-up (com seu pitbull na caçamba), mas também pode ser um velhinho numa Belina 1975. Como disse, vou evitar essa caracterização pela aparência, pois não se pode discriminar alguém por dirigir uma pick-up ou uma Belina.
É no comportamento que se identifica o idiota: atidudes agressivas no trânsito, colar na traseira dos outros, tentar mudar de faixa a todo tempo forçando a passagem, bração pendurado para fora da porta com uma lata de cerveja na mão, são apenas algumas das marcas típicas desses sujeitos.
Depois de identificá-lo o que fazer? Vamos dar uma lição nesse sujeito? Não, definitivamente não.
É aí que mora o perigo. Colar na lateral dele e dizer seu "%$#@{%¨&", ou chutar a sua porta,não mudará nada as coisas, além de expor você a uma série de riscos. Ao lidar com o idiota dessa maneira corremos o risco de nos tornarmos tão idiotas quanto ele. Simplesmente passe longe do cara. Acelere a passe adiante ou fique mais para trás, mas tenha a certeza de que está fora do alcance dele. Ele vai fazer besteira, isso é certo, então, é melhor não estar por perto.
Nunca dê a ele uma segunda chance. Se não conseguiu identificá-lo a tempo ou viu uma besteria que ele fez, suma de perto dele antes que ele apronte novamente.
Quando você for tentado a dar-lhe uma lição lembre-se de que, na melhor das hipóteses, você estará se promovendo à categoria de "instrutor de idiotas".
Para encerrar, alguns textos da sabedoria bíblica para você meditar:

"Mesmo que você batesse num tolo até quase matá-lo, ainda assim ele continuaria tão tolo como antes."(Provérbios 27:22).

"Qualquer tolo pode começar uma briga; quem fica fora dela é que merece elogios." (Provérbios 20:3)

7 comentários:

Jojo Santana disse...

vale lembrar que também existem os idiotas inrustidos... pessoas que repentinamente assumem tais atitudes...
haha... muito bom o texto... e a citação...
Salomão era o cara ;)

Mário disse...

Caro Youssef

Muito bom o texto e o enfoque. Quantas vezes ficamos tentados a bater boca com um infeliz desses mesmo sabendo que não vai adiantar nada, o cara vai continuar sendo o mesmo idiota.

Estamos já entrando no mês de novembro, início do verão e início do período de férias. Peço a você uma análise crítica sobre os motoristas "de verão", esse perigo sobre rodas que infesta nossas estradas de novembro até o Carnaval.

Para quem diz que não sabe escrever, você está dando show.

Forte abraço

Paulo Spala disse...

Aí sem comentários a sua comparação com os versículos bíblicos, primeira vez que vejo uma citação desse tipo num blog, parabéns e vc está cobertíssimo de razão, naum vale a pena perder tempo com um idiota desse tipo, é melhor passar desapercebido.....abção

Fábio disse...

Youssef..
cara tava pensando nisso ontem mesmo. Entrei na comunidade "eu tenho uma moto Honda" e lí um tópico (com certeza de algum arruaceiro que só queria ver o circo pegar fogo) falando que odiava motoqueiros, que eram uns pobres que não tinham grana pra um carro, e que, por conta de alguns motoqueiros que, como você disse, quebram espelhos, chutam portas, entre outras atrocidades transituais (existe essa palavra??), andava derrubando motos intencionalmente. Quem é o idiota de verdade nessa história? No primeiro cara que ele derrubou, ele pegou um elevador direto pro fundo do poço, junto com o motoqueiro... esse é um exemplo clássico de idiota!
Sejamos motocilcistas, que respeitam o contexto do trânsito como um todo e toda a vida que circula por ele.

Muito boa coluna Youssef... talvez a melhor!
Um abraço!

Anônimo disse...

Otimo video de referencia caro Youssef. Otima dica de segurança, como disse nao e possivel criar um padrão.
Um dia desses,eu estava indo pra Goiania, daki la sao 34km,de carro com meu irmao.Ele tem 24anos, eu 21. Estavamos no carro dele um (Vectra,2.0/2001/8v), quando um Corsa, tipo 94/94 nos ultrapassou duns 140km/h.Meu irmao arrancou em 4 marcha, foi quando eu falei parar de ser muleke nakela idade.
Eu acho uma besteira aceitar provocações, "querer andar mais". Quando eu to no sinal com os outros motociclistas é clara essa disputa, alguns arrancam e moem as marchas da motos...
E outros mais idiotas ainda tentam "dar toco" como eles dizem.
Apesar da pouca idade e uns 4 acidentes, eu digo e repito, segurança tem muito mas muito a ver com MATURIDADE e EXPERIÊNCIA.

E isso ai longe dos Idiotas e Nunca aceite provocações ou disputas.Respeite a vida.
Valew Youssef.

Rodrigo RBS disse...

MUITO BOM
distância de idiotas mas nunca se esqueça deles pra não se tornar um.

E!? disse...

não consegui assistir