quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Por que o ponto é cego mas não é surdo


Na dica de seguraça de hoje vamos entrar em um assunto controvertido. Em tempos de tanta poluição, inclusive sonora, não dá para defender indiscriminadamente qualquer tipo de barulho. Mas, o fato é que se a moto nem sempre é vista é bom que ela possa ser ouvida. Sendo assim, uma buzinada leve e estratégica, ainda que incomode um pouco os outros, pode significar um livramento de um acidente. É claro que não se deve exagerar, mas, especialmente nas situações em que se suspeita que o motorista não tenha visto a moto ou esteja prestes a fazer alguma manobra perigosa, vale a pena dar uma buzinadinha.
O ruído (o som, ou música, dependendo da moto) do escapamento também pode ajudar. A maior parte das motos é, naturalmente, mais barulhenta do que um carro. Não estou defendendo os abusos, escapes diretos, que emitem ruído acima do permitido; até porque isso pode resultar na apreensão da moto. Mas é bom que a moto não seja tão silenciosa como as antigas CB 500 ou 750 comseus escapes originais.
Certa vez eu estava dirigindo um carro na Marginal do Tietê, em São Paulo, e só não derrubei um motociclista porque pude ouví-lo. Eu queria mudar de faixa e não encontrava o sujeito nos espelhos de jeito nenhum, mas sabia que ele estava lá, pois eu podia ouvir seu motorzinho se esguelando.
Resumindo, tenha bom senso, mas não faça questão de ser o mais silencioso da rua.

Um comentário:

Sempre em busca disse...

Ótima observação sobre a utilidade que um pouco de ruído pode ter. Realmente eu nunca tinha pensado desta forma.