sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dica de Segurança - Fuja do "pretinho básico"


Eu já havia pensado em escrever sobre a importância das cores na segurança há algum tempo, mas outros tópicos foram entrando e este ficou esquecido. Depois de ler o excelente artigo do João Tadeu, do Motonline, resolvi retomar a idéia.
Por ser um assunto ligado à moda e estilo sei que existe uma dificuldade natural de mudança nos nossos hábitos.
Mas, o fato é que, sem nenhuma dúvida, as cores ajudam a resolver um dos maiores problemas de segurança no motociclismo: a visibilidade.
Nos anos 70 tudo (tudo mesmo) era mais colorido. Um capacete ou blusão brancos e com detalhes coloridos seria algo muito comum de se encontrar em qualquer loja. Hoje, o preto e o cinza dominaram tudo. Nem mesmo os carros tem cores como antigamente.
Nas motos até encontramos alguma cor, mas não na vestimenta do motociclista. O preto, seja por mostrar menos a sujeira da poluição, ou pelo estilo "Born to be wild", tornou-se um dominador tirano.
Um detalhe estranho é que nas roupas para "trilheiros", que não precisariam tanto das cores, elas estão lá.
Sugestões? Primeiro, volte ao início do post e leia o artigo do João. Depois, tente quebrar a ditadura do pretinho básico e insira cor em sua roupa e capacete. Para a noite, frisos reflexivos também são fundamentais; não se contente com os adesivos que a lei impõe aos capacetes.
Para terminar, é pena que não exista uma estatística, mas eu aposto uma coca-cola com você, que o índice de fechadas sofrido por uma Burgman amarela é bem menor do que o de uma preta.

11 comentários:

Unknown disse...

Estatistica até tem, é aquela velha da decada de 70 nos EUA. Mas isso é realmente uma grande falha no brasil. Estatisticas bem feitas facilitariam muito estudos por parte dos especialistas e entendimento por parte dos motociclistas.

Mas enfim...
14. Visibilidade da motocicleta é um fator crítico nos acidentes com mais de um veículo, sendo que o envolvimento em acidentes é significativamente reduzido pelo uso do farol ligado (inclusive de dia) e o uso de jaquetas nas cores amarela, laranja ou vermelho-vivo, de alta visibilidade.

33. Os dados não mostram qualquer efeito da cor da motocicleta no seu envolvimento com acidentes, porém estima-se que seja insignificante, pois a superfície frontal da motocicleta é a que é usualmente vista pelo outro veículo envolvido no acidente.

34. Motocicletas equipadas com carenagens e parabrisa aparecem abaixo da média nos acidentes, provavelmente em função da visibilidade e pela associação com pilotos mais experientes.


Fonte:
http://www.motoseguranca.com.br/estatisticas3.html

Abraço

Youssef disse...

Opa, valeu pelas informações acrescentadas.

Unknown disse...

Depois de ler essa e outras matérias sobre o papel das cores na visibilidade do motociclista, vou mudar a cor do meu capacete, que era grafite e agora será amarelo, bem visivel.
Tambem vou comprar faixas reflexivas para colocar nos capacetes, jaqueta preta, e capa de chuva.

Anônimo disse...

Ainda bem q to comprando uma cb 300 vermelha(hehe)... Tinha até pensado na preta mas como o topico mesmo falou eu tinha imaginado q ficaria mto apagado para os carros ,principalmente, pra um recem habilitado...enfim... agora até a luva tem q ser colorida neh... comprar um par rosa pink... pra namo é claro... kkkk

Anônimo disse...

Ahh e gostaria de parabenizar aki o blog... conheci hoje, mas já aprendi uma porção de coisas... mtas dicas bacanas q eu já tinha escutado do meu pai(motociclista por mais de 20 anos) e do meu irmão tbm motociclista. Tomará q a cada dia mais motociclistas aprendam a "sobreviver" a essa "selva" de pedra. Fã de carteirinha...xD

alkaid disse...

bacana, conheco a materia do JTadeu, alias ele escreve coisas muito bacanas... enfim, eu sou um daqueles que não larga o preto, mas pretendo por uns frisos estrategicos pela moto (rodas), um pouco mais de visibilidade vem a calhar.


nota: corrige aih, credio qeu seja "Born to be Wild" não "Wilde" =]

Unknown disse...

Capacete rosa pode ser uma boa tb =D

http://www.youtube.com/watch?v=szvQpxk-uKc&feature=PlayList&p=CA697AA73BE0321A

Abraços

Youssef disse...

corrigido, alkaid.Valeu.

Anônimo disse...

Vou pensar a respeito do capacete Caetano..kkk.

Camata disse...

Todos os dias tenho q entrar no seu blog. Mesmo não comentando, sempre estou lendo! parabéns pelo bom trabalho!
Sobre as cores... eu curto motos estradeiras, harleys, viragos, drags shadows, intruders e por aí vai. difícil imaginar e ver essas motos em cores "seguras". Qualquer uma dessas citadas fora do preto da um ar de personalização.

Camata disse...

Todos os dias tenho q entrar no seu blog. Mesmo não comentando, sempre estou lendo! parabéns pelo bom trabalho!
Sobre as cores... eu curto motos estradeiras, harleys, viragos, drags shadows, intruders e por aí vai. difícil imaginar e ver essas motos em cores "seguras". Qualquer uma dessas citadas fora do preto da um ar de personalização.