quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dica de Segurança - Mantenha Distância


Um dos maiores perigos para o motociclista não é o tombo propriamente; é claro que qualquer queda pode ter conseqüências sérias, mas em boa parte dos acidentes mais graves há outros veículos na história e, geralmente, veículos pesados.
A situação pode ser tão feia que foi difícil escolher um vídeo para ilustrar o tópico, já que muitos tinham cenas bem fortes. Acabei preferindo um vídeo sem moto.
Uma boa maneira de diminuir os riscos na pilotagem da moto é evitar trafegar próximo a veículos que representem um perigo extra.
Vejamos alguns exemplos: Caminhões e ônibus, de qualquer tipo, são um perigo extra por seu peso; capacete e jaqueta não significam nada se depois de cair o sujeito ainda tiver que enfrentar as rodas de um desses companheiros indigestos de estrada. Além disso, caminhões que transportam cargas que podem sair voando por aí acrescentam mais um perigo. E não precisa ser coisa pesada não, basta um saco de lixo tapando sua viseira, por exemplo, para atrapalhar bastante a pilotagem. Ônibus e caminhões também atrapalham muito a visibilidade e a possibilidade de se antecipar aos problemas; não é boa idéia andar atrás nem ao lado deles.
Viajar com motos de baixa cilindrada tem o desagradável inconveniente de, muitas vezes, obrigar o motociclista a dividir espaços com esses paquidermes.
Vale a pena lembrar de mais um detalhe: tenha um cuidado extra com qualquer tipo de motorista profissional; sem preconceitos, mas costumam ser os piores. Explico: geralmente são forçados a trabalhar muitas horas no trânsito, ficando mais suscetíveis ao cansaço, irritação, estresse; Além disso, em muitos casos, dirigem irresponsavelmente, já que o carro não é deles e não se preocupam em estragá-lo. Quando falo de motoristas profissionais incluo tudo (ônibus, caminhões, taxis, pick-ups de empresas e, porque não, moto-boys). Não é a toa que se costuma ver uma placa com os dizeres "mantenha distância". É um bom conselho.

6 comentários:

Carlos Amaral disse...

Grande amigo. Excelente artigo em sua postagem. De fato, é um grande perigo as consequências de outros acidentes a volta do motociclista. A atenção deve ser dobrada para os possíveis erros dos outros. Um grande abraço

Youssef disse...

Vindo de um profissional como você o elogio dobra de valor.
Grande abraço, amigo.

Unknown disse...

Ahi irmão conforme sua dica no site V-Strom, vim fazer uma visita no seu blog, parabéns gostei muito.

Peço sua autorização pra postar na comunidade do Olimpia MC, no forum a questão do item de segurança...legal parabéns irmão

OLIMPIA MC
Pres. Tavinho

Youssef disse...

ola, com certeza, pode publicar.

Unknown disse...

concordo plenamente em manter distancia, já presencie perigo uma vez de um caminhão trukado zig-zagueando na estrada e mantive distância, uns km pra frente ele tombou no acostamento e ainda ocupou uma parte da estrada, "ótima dica"!!!

Anônimo disse...

Nunca vi uma Bi-trem tombar dessa maneira, fico imaginando a reação do motociclista que filmava no momemento.