sábado, 22 de maio de 2010

Gostosa e Perigosa

Pensou besteira? Estou falando das estradas, mais especificamente daquelas deliciosas estradas cheias de curvas.
Não há nada mais gostoso do que uma estradinha, bem pavimentada de preferência, e repleta de curvas de todos os tipos.
Mas, obviamente, como o título do tópico indica, gostosa rima com perigosa.
Há várias questões para as quais você deve atentar quando estiver se deliciando em uma dessas.
Em primeiro lugar, pense que haverá outras pessoas se divertindo por alí e, não raro, alguém se empolga e chega a invadir a contra-mão para amplificar o prazer da curva. Choque frontal não é brincadeira; o saldo costuma ser bem amargo.
Outro perigo está nos que preferem curtir devagarinho a paisagem e acabam irritando os que querem curtir as curvas. Daí que não é raro encontrar com alguém fazendo uma ultrapassagem em um local impróprio.
Outra questão é que as curvas são diferentes entre si e o piloto, ao andar no limite, fica alucinado ao ter que calcular a velocidade certa para cada uma delas. Andando perto do limite fica muito fácil ser traído por uma curva que não parecia tão difícil e surpreende o piloto. Vale lembrar que a aderência também pode variar (areia, óleo).
Não vou falar muito mais porque desta vez exagerei no uso do visual; São dez vídeos com acidentes na mesma estrada. Veja bem, dez acidentes na mesma estrada, muitos na mesma curva; isso porque decidi omitir alguns (10 já é bastante né?).
O lugar é perfeito, tanto para acelerar como para ilustrar o tópico. Uma estradinha linda na Califórnia. Se tiver paciência de procurar mais alguns vídeos no Youtube verá que, além de tudo que falamos, a estrada é usada por carros esportivos, garotos de skate e até um cara de Kart; todos querendo aproveitar as curvas gostosas....e perigosas da estrada.
Bem, vamos aos vídeos. Nessa breve seleção tem de tudo: Honda, Yamaha, Suzuki; no estilo temos Street, trail, sport; tem gente caindo para dentro, para fora, enfim, tem de tudo.
Confiram se não é verdade tudo que eu disse.










11 comentários:

Roberto S. Antonio disse...

Curva maldita.....parece que tem um imã aquele abismo !!!

LauroGarcia disse...

Carammmmmba...
Pelo tanto de gente que tá sempre filmando e tirando fotos me parece cair naquelas curvas é até moda! hahaha.

Dihh disse...

Doi ver estas motos indo para o chão!!!!

agora aquele guard rail, segura o povo, mas não é o melhor para motociclistas.

obs: O Blog é D+ Tio =D não perco nem um poste!

Anônimo disse...

Não consegui entender porque justo aquela curva parece mais complicada. Os caras são meio barbeiros mas a maioria cai no mesmo lugar.

Carlos Amaral disse...

Yussef, meu amigo, passei e repassei os vídeos. Uns, percebi frenagens traseiras um pouco fortes, dentro da curva. Outros, uma inclinação dentro dos limites de segurança da moto, porém sem usar o contra esterço de maneira suficiente. Mas, têm uns tombos que não dá pra entender e analisar. De fato, só podemos imaginar uma irregularidade de pneus ou asfalto "gasto", naquele trecho. Caramba!!! Curvinha danada!!!

Cão Selvagem disse...

Reparei que muitos entam em velocidades incompatíveis com a curva, no entanto me parece q esse trecho da pista apresenta alguma irregularidade que provoca a queda.

Como o Carlos Amaral mensionou, alguns pilotos tem usado apenas o freio traseiro para reduzir a velocidade, e, ou, voltam a retomar a aceleração muito cedo.

Conheço pessoas que andam de moto, que só aplicam na frenagem o freio traseiro, alegando q tem medo de capotar se usar o freio dianteiro.

André Coelho disse...

As vezes passo dias sem visitar o seu blog e me arrependo amargamente pois fico sem dicas importantíssimas para o meu dia a dia motociclístico.

Abraço1

Leão disse...

Olha, tem tombo ali que realmente não dá pra entender...

Carlos Amaral disse...

Verdade. Nosso amigo Cão Selvagem, observou muito bem a reaceleração "forte" muito cedo na curva. Um vídeo ( creio eu que seja um R1 azul) mostra bem essa obsevação.
Abraços

Youssef disse...

Eu entendi claramente os tombos que acontecem já na saída da curva, quando a moto derrapa de traseira. Mas esses que o s caras caem logo na entrada ou vão para o guard-rail eu acho barbeiragem mesmo ou algum aspecto da curva que não conseguimos ver nos vídeos

Camata disse...

Incompetencia ou abuso? Bom... todas os videos mostram pilotos bem trajados. Acredito que eles estão la pra abusar mesmo. Algumas quedas são tão bobas. A moto nem da sinal.
Não é possivel que a curva tenha inclinação negativa (para o lado de fora), não é possivel que todos os pneus estão ruins e nem que todos esses pilotos são incompetentes. Porém podemos facilmente ver que todos são abusivos.