sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Proteja-se - por completo


Desta vez não vou me deter no óbvio. Já falamos bastante em outras dicas sobre velocidade, fazer gracinhas sendo filmado etc. Quero somente aproveitar o vídeo para lembrar: todo o corpo precisa de proteção. Claro que não da para colocar um macacão de couro para ir alí na padaria da esquina (infelizmente). Para cada situação o bom senso vai determinar um tipo de proteção.
Mas para um passeio com motos esportivas em uma estrada, vale a pena pensar em tudo.
Uma calça jeans, como o vídeo demonstra, pode não ser o suficiente.
Mesmo na cidade, frequentemente vejo o pessoal desprezar as luvas e um bom calçado. Vale lembrar que, na maioria das vezes, as extremidades do corpo são as que mais sofrem; sapatos que voam facilmente do pé e ausência de luvas podem transformar um tombo atoa em uma experiência demoradamente dolorida.
Na moto, vale a pena sempre vestir-se o melhor possível.

17 comentários:

João Tadeu Boccoli disse...

bem meu querido Youssef ... proteger-se tambem é uma questão de se respeitar as leis, e imprimir altas velocidades em local apropriado! ... eu realmente lamento muito.

Anônimo disse...

Eu não tenho dó nenhuma destes sujeitos que transformam as vias públicas em pistas de corrida. Por mim, poderiam morrer todos eles. Só espero que eles não levem inocentes juntos.
Sei que você, Youssef, também não aprova estas peripércias e por isso sigo seu blog. Gosto de pilotar com segurança, para poder pilotar para sempre.

Aderpa.

Anônimo disse...

Só para complementar meu comentário:
O sujeito da frente caiu na saída da curva. Não vi nada pista que possa ter causado o acidente. Creio que tenha sido imperícia. Ele caiu sentado e saiu ralando a bunda no asfalto, tentando se proteger com as mãos. Aquele que vinha atrás e que ficou mais prejudicado. Ele sofreu uma colisão com a moto da frente e se machucou mais.
O ponto que o Youssef quis destacar, foi o sujeito que ralou a bunda no chão e ficou com a calça toda rasgada, ficando com as nádegas de fora.
Como já disse antes: Não tenho dó nehuma. Ainda bem que não envolveram inocentes.
E até perdi a conta de quantas ultrapassagens pela direita eles executaram, além do excesso de velocidade e outras imprudencias.
Aderpa.

JNilton disse...

Pilotando irresponsavelmente desse jeito, o prejuízo foi pouco. Excesso de velocidade, ultrapassagens pela direita e uma pela esquerda na mesma faixa do carro. Lamentamos que tenha ocorrido o acidente, mas contribuíram para que acontecesse.
Como se pode ver não foram "motoboys", mas tão imprudentes quanto eles.

Youssef disse...

De fato, como os amigos comentaram, há muitas coisas a se falar no vídeo. Mas como são temas que já tenho falado aqui deixei de lado. Usei mesmo como ilustração para a questão da proteção.
Ralar a bunda daquele jeito não deve ser nada agradável.
Outra coisa que chama a atenção é que o "cinegrafista", ewstava o tempo todo na frente e justamente quando os outros passam a frente é que ocorre o acidente.

Arrisco dizer que não foi por acaso. Ao passar adiante e ser filmado o cara deve ter se entusiasmado e nos proporcionou mais uma ilustração do que não se deve fazer.

Anônimo disse...

Não entendi tampouco porque o ralabunda caiu, vou com o Anônimo, provável imperícia e justo quando era a vez dele ser o Kenny Roberts.
Aí ele surge já mostrando aquela coisa feia pra cam, dá uma olhada de leve no companheiro de equipe caído e já que este respirava tratou de levantar sua moto e checar o tamanho do estrago. Pareceu aliviado quanto a moto. Nem aí pro cara que ele levou junto pro asfalto.
Bem feito.
Dá-lhe asfalto, ensina esses trouxas!
Mac Cohen

Kaio disse...

Em relação as ultrapassagens pela direita, acho que não tem jeito nao viu. Vcs queriam que eles parassem atras de cada carro que estivesse na faixa da esquerda e desse sinal de luz ou buzinasse para que o carro mude para a faixa da direita? No sense.

GILDENIO BERTO disse...

o palhaço queimou a rodinha , rsrsrrsrs.
valeu youssef , velho mestre

Aderpa disse...

Olá Youssef,
Não sei como contatá-lo, pois gostaria de indicar este tipo de vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=ajOQOPe5Bxs&feature=player_embedded

Gosto de ver deste tipo de vídeo, onde sim, os pilotos demonstram perícia de verdade.
Abraços.

Aderpa disse...

Mais um outro vídeo que eu gosto muito.
http://www.youtube.com/watch?v=yDvG28hphD8

Enquanto isso, tem muito idiota achando que abrir o acelerador na estrada e demonstração de perícia!

Anônimo disse...

Putz! Tem dinheiro pra moto, mas não compra um macacão decente.
Vai ver ele queria "se mostrar" pras gatinhas, usando jeans e tenis.

Alvaro Guatura disse...

Muuuuuuuuito bem feito, colocando em risco a seguranca de familias, é ideal quando morre alguem do grupo pra todos venderem suas motos e nao pilotarem mais.

Aderpa disse...

Citando Kaio.
" Em relação as ultrapassagens pela direita, acho que não tem jeito nao viu. Vcs queriam que eles parassem atras de cada carro que estivesse na faixa da esquerda e desse sinal de luz ou buzinasse para que o carro mude para a faixa da direita? No sense."

Sim, é isto o que manda as regras de trânsito. Fora disso, é desrespeito e coloca em risco a própria vida e a dos outros.
Não quero transformar o Blog em forum de discussão, mas se você não aceita esta regra, acho que não está em sintonia com o objetivo deste blog.

Kaio disse...

Só acho que nem mesmo você Aderpa ou nosso Youssef fariam o descrito por mim. Não faz sentido você naquela velocidade parar atras de um carro e dar sinal de luz para ele mudar de faixa, e se o carro não mudar de faixa? Vai ficar atrás dele com 60km/h toda a viagem. Temos que usar de bom senso além de seguirmos as leis de trânsito. Sempre tem de haver bom senso em tudo que fazemos. Você fica em um sinal vermelho em uma região perigosa de madrugada apenas pelo fato de o código de trânsito citar que é uma infração gravíssima furar o sinal vermelho? Bom senso, temos que ter bom senso.

Alvaro Guatura disse...

Kaio,
nem seria necessario parar atras dos carros se nao estivesse andando feito um animal. O usual é os carros na faixa da esquerda já andarem um pouco acima do limite de velocidade, se a moto andar corretamente vai acompanhar os demais, sem necessidade de ultrapassagens a todo momento.

A rodovia nao é uma pista de corrida, seu posicionamento concordando com essas ultrapassagens dispensa comentarios.

Kaio disse...

Sabe que é dificil segurar a velocidade tendo em suas mãos pelo menos 600cc, mesmo vc estando a 120km/h vão ter carros bem mais lentos que você na faixa da esquerda, nem todo mundo entende que a faixa da esquerda é para ultrapassagem.

Bom senso pessoal, mesmo na cidade as vezes é necessário fazer ultrapassagens pela direita, com todo cuidado e sinalizando para o motorista ver você.

Enfim, o intuito principal deste post foi de falar sobre o equipamento de segurança que o rapaz não estava usando, uma calça. Deixemos de lado essa discussão sobre as ultrapassagens pela direita que o piloto executou.

Só pilotemos defensivamente e usemos do bom senso para superar situações que a pilotagem defensiva não vai nos ajudar.

Até mais pessoal.

Anônimo disse...

Pois é como dizem os motociclistas aqui do sul, pessoal das motos custom, ao se referirem ao pessoal das esportivas q adora fazer essas gracinhas e outras mais: "Quem queima pneu, queima a rosca" hahaha... Otários! O cara teve a cara de pau de dizer q tava vazando óleo da motinho dele... Trouxa. Pena que o motorista daquela Brasília branca q eles ultrapassaram não passou buzinando e acenando p eles alí no chão. Eu faria isso, sem dúvida!