terça-feira, 10 de abril de 2012

Fique longe do limite (o seu e o da pista)


O acidente que ilustra o post de hoje está nos 3:21s.
Depois de muitas curvas bem sucedidas, nosso amigo acabou levando a moto para beber água.
Felizmente, parece que o resultado final não foi além dos prejuízos financeiros (e para o ego).
O vídeo é só para lembrar sobre a questão dos limites. Em uma estrada, cada curva tem sua história. Nada é igual. O ritmo pode estar parecendo adequado há centenas de kilômetros mas, de repente, uma curva nos pega.
A dica é andar sempre abaixo do limite. Por sinal, essa coisa de limite só faz sentido em uma pista, pois lá você conhece todos os detalhes da pista e pode procurar chegar na "volta perfeita". Em uma estrada, mesmo as que julgamos conhecer, os detalhes de aderência (areia, óleo) e a imprevisibilidade (trânsito, animais na pista etc) fazem com que seja muito perigoso andar sequer perto dos limites de desempenho da moto.
Só com uma margem razoável de distância desses limites é que se consegue administrar os imprevistos e as particularidades de cada curva.
Claro, andar forte é gostoso e, com o tempo, ao adquirirmos mais confiança, tendemos a nos esquecer dessas coisas. Um vídeo como esse é bom para refrescar a memória.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que sacanagem, o amigo em vez de correr para ajudar ficou preocupado em levar a câmera? kkk

FUYNHA disse...

Uma cagada muito bem feita.
Concordo novamente com vc Youssef,tenho uma amiga que caiu de biz há um tempo atrás, pra chegar a casa dela ela faz todos os dias uma curva fechada em seu bairro que não tem muito movimento, mas ai a SABESP fez uma obra em seguida a curva, não deu outra, ela saiu de manhã e estava tudo "normal" qdo veio almoçar deu de cara com uma manilha no meio da rua, a porrada foi certeira, um erro comum eu acho, julgar que as coisas nunca vão mudar.

Aderpa disse...

Esperamos que a memória do acidentado continue bem fresca também após este acidente previsível.

Danilo Marcondes disse...

Poucas palavras. Bem feito! Sempre que estou numa moto lembro do meu filho, não, não tenho medo de me acidentar, e sim tenho medo que um débil mental desse cruze a frente do meu filho pois como podemos ver no vídeo, se alguém está atravessando a estrada próximo ao final de uma curva não teria chance. Então quando vejo esses "pilotos" bem como aqueles tipinhos de CG empinando e se achando se arrebentando acho é graça e acho pouco. Tem mais é que de quebrar inteiro pra ver se para de andar de moto de uma vez por todas.