terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um erro não justifica o outro



Eu sei que você, como motociclista, deve ter xingado o motorista do Clio ao ver o vídeo. Eu, claro, também não vou defender o cidadão. Nas dicas de segurança, no entanto, nosso foco é a ação do motociclista e o que se pode aprender com os erros e acertos dos outros.
No vídeo, o motociclista comete alguns erros; vamos a eles; Em primeiro lugar estava distraído, conversando em plena estrada com o companheiro (tanto assim que nem percebeu a aproximação do carro). Além disso, estava gesticulando, com apenas uma mão ao guidon. O posicionamento dele na faixa também estava errado, indefinido. Não ocupava a faixa da direita nem a da esquerda direito, deixando o motorista que vinha para ultrapassá-lo em uma situação dúbia.
Por fim, errou ao partir para a vingança e agressão. Nao digo isso somente do ponto de vista ético, mas pensando nas consequências mesmo; um motorista que tem uma atitude agressiva como a demonstrada naquela ultrapassagem poderia muito bem ser o tipo de idiota que jogaria o carro em cima da moto dele, derrubando-a, e fugiria daquela situação de conflito.
Se for no Brasil, a chance de ser um idiota armado não deve ser subestimada. Já falamos em vários posts aqui sobre isso: por mais que dê raiva da atitude de algumas pessoas, a agressão no trânsito não tem muita chance de produzir algo bom.

2 comentários:

Aderpa disse...

Não tem chance alguma de defender o sujeito da moto!
Estava pilotando a moto em plena desatenção.

Marco - Virago 250 disse...

Na boa, o cara da moto é um amador completo. No Brasil seria mais um motoboy...