sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Óleo na pista


O primeiro vídeo não tem graça (felizmente), afinal, o Fabrício, leitor do blog, conseguiu escapar ileso do susto de encontrar óleo na pista. Claro que eu não desejaria que ele ou qualquer outro caísse, mas como ilustração do perigo, o segundo vídeo é melhor. O piloto do segundo vídeo não teve a mesma sorte.
Encontrar óleo no meio de uma curva é uma das piores situações que um motociclista pode enfrentar. Na maior parte das vezes é impossível defender-se.
A boa notícia é que os carros tem menos tendência a apresentar vazamentos desse tipo hoje em dia. Mas, se acontcer.... Mas vamos as dicas de segurança e ver o que se pode fazer.
Basicamente a questão é prevenção, pois depois de estar em cima do óleo só se pode fazer como o Fabrício, tentando manter a moto o mais reto possível (nem sempre dá para fazer isso) e evitar manobras bruscas.
Preventivamente, o que dá para fazer é prestar atenção em qualquer mudança de cor ou brilho no asfalto. Também é importante notar que a mancha é mais comum no meio da faixa, posição em que passa o motor dos veículos; trafegando na linha em que passam os pneus dos carros o perigo é um pouco menor.
Além disso, observe se há tráfego de caminhões no local; eles costumam ser os maiores derramadores de óleo. No mais, torcer para acabar tudo como o primeiro vídeo

Hora do reclame - Suzuki A50

Mas, é claro, essa não é a única japonesa com quem gostaria de ser visto.

Velhos e felizes em vídeo - encontro de motos clássicas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um erro não justifica o outro



Eu sei que você, como motociclista, deve ter xingado o motorista do Clio ao ver o vídeo. Eu, claro, também não vou defender o cidadão. Nas dicas de segurança, no entanto, nosso foco é a ação do motociclista e o que se pode aprender com os erros e acertos dos outros.
No vídeo, o motociclista comete alguns erros; vamos a eles; Em primeiro lugar estava distraído, conversando em plena estrada com o companheiro (tanto assim que nem percebeu a aproximação do carro). Além disso, estava gesticulando, com apenas uma mão ao guidon. O posicionamento dele na faixa também estava errado, indefinido. Não ocupava a faixa da direita nem a da esquerda direito, deixando o motorista que vinha para ultrapassá-lo em uma situação dúbia.
Por fim, errou ao partir para a vingança e agressão. Nao digo isso somente do ponto de vista ético, mas pensando nas consequências mesmo; um motorista que tem uma atitude agressiva como a demonstrada naquela ultrapassagem poderia muito bem ser o tipo de idiota que jogaria o carro em cima da moto dele, derrubando-a, e fugiria daquela situação de conflito.
Se for no Brasil, a chance de ser um idiota armado não deve ser subestimada. Já falamos em vários posts aqui sobre isso: por mais que dê raiva da atitude de algumas pessoas, a agressão no trânsito não tem muita chance de produzir algo bom.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

2º Desafio de Motonetas


Se você tem um scooter clássico (Lambretta, Vespa ou similar) não pode perder essa. É dia 17 de agosto em Paulínia, no Kartódromo San Marino. Mais informações e a matéria sobre o primeiro evento aqui aqui no Scooteria Paulista Abaixo um videozinho do primeiro desafio

segunda-feira, 6 de agosto de 2012