quarta-feira, 16 de abril de 2008

Desmistificando o uso dos freios.


Frenagem na moto é um assunto bastante delicado, devido às diversas circunstâncias que mudam a aderência da moto. Um carro, por exemplo, pode passar sobre uma tampa de bueiro com uma roda e ainda restam 3 para dar-lhe equilíbrio. Na moto, basta uma roda perder a aderência e......baubau.Pra piorar a situação algumas pessoas tem um certo medo do freio dianteiro e atédivulgam idéias erradas de como usá-lo.Vejam abaixo trecho do site da jacaremotos com uma dica correta:"Para parar uma moto devemos usar mais o freio dianteiro, mais ou menos, na proporção de 70% dianteiro e 30% do traseiro.Não se assuste se a moto abaixar a frente, ela não vai capotar. Se usar só o freio traseiro ou os dois igualmente, a distância de parada será muito maior. O uso do freio traseiro com mais pressão pode causar a derrapagem da moto com um risco de acidente. Quem pára a moto é o freio dianteiro. O freio traseiro é só para estabilizar e ajudar o freio dianteiro."
Mitos
Ao cair por um travamento do dianteiro algumas pessoas criam mitos que levam à desinformação. Tanto o dianteiro como o traseiro podem travar e levar pro chão, é uma questão de se avaliar tudo que ocorre no momento (aderência, velocidade, experiência do motociclista etc.Em situações normais o traseiro é que tende a travar, por não ser a disco (na maioria das motos) e devido à transferência de peso para a frente. Quanto mais você freia o dianteiro mais leve fica a traseira, tendendo a travar a roda traseira.Se você frear numa curva com areia e cair, a culpa não é do freio dianteiro, mas da curva com areia. Provavelmente o traseiro também te derrubaria nessa circunstância ou levaria a uma batida por ser ineficaz para parar a moto.Resumindo, a frenagem, tanto na dianteira como na traseira, requer uma série de cuidados. Em algumas situações o dianteiro pode ser mais crítico, mas ter medo de usá-lo cria um problema ainda maior, já que o traseiro não segura a moto.

4 comentários:

Adriano de Lima disse...

Interessante sua posição sobre o freio dianteiro. Eu sempre confiei mais no freio dianteiro, mas o uso com bastante cuidado, somente quando a moto está nivelada e com boa visibilidade. Já me estatelei em uma poçona d'água, mas foi por culpa da má iluminação da rodovia.

Futuk (º_º) disse...

Olá Youssef... meu velho vc falou q o uso dos freios dev obedecer a uma devida proporçao... Entao me ajude, pois estou na 4a aula da ME (moto-escola) e o meu instrutor me "manda" "esquecer" dos freio dianteiro, pq acha q o traseiro é tao eficiente qto o dianteiro... o q acha disso?! Devo argumentar e trocar ideia com ele, dentro do q ja li nos sites e na comunidade, será q vale a pena?!.. Bjs

Youssef disse...

Infelizmente a moto-escola só ensina a passar no exame epara isso (manobra em baixa velocidade) o freio traseiro é útil.
No entanto, o freio traseiro emtodas as motos é menor eficiente que o dianteiro. Mas não vale a pena discutir com o instrutor; tire sua carta e esqueça o que ele disse.

Unknown disse...

Se vocês forem reparar, se o freio traseiro fosse o mais importante, ele receberia o disco (bem mais eficiente), e não o dianteiro.
E mesmo quando há disco nas duas rodas, quando é duplo, é duplo na frente...
Abraço à todos!