sábado, 26 de abril de 2008

Segurança na Estrada



Já que falamos de viagem de moto nos posts abaixo, aqui vão algumas dicas de segurança na estrada. Foram estraídas do site http://inema.com.br/mat/idmat072168.htm , onde tem muito mais.


POSICIONAMENTO NA ESTRADA 2
Existem muitas teorias sobre o assunto, gostaria de lembrar que esta é apenas uma opinião baseada na experiência de motociclistas e colaboradores com anos de estrada. Quando um grupo vai se juntando no decorrer de uma viagem, fato muito comum no caminho para um evento de motos, fica muito difícil estabelecer-se regras para motociclistas que não se conhecem, aí vale o bom senso e as regras básicas de segurança.

Mas se você é parte de um grupo, alguns cuidados podem ser tomados tornando a viagem mais agradável e segura. Identifique os dois motociclistas mais experientes. Um deve liderar o grupo e o outro deve fechar o grupo, ou seja, ser o último. A segurança do grupo pode depender desses dois. Identifique o menos experiente e a menor moto. Estes serão os limites de seu grupo em relação ao número de paradas e velocidade. O grupo deve sempre ocupar uma pista inteira da rodovia, posicionando-se em uma formação lado a lado defasada, ou seja, como marcas de "passos na areia". É importante manter-se dentro do campo de visão do motociclista à sua frente verificando se ele pode vê-lo pelo retrovisor. A distância entre as motos deve aumentar com o aumento da velocidade.

Em rodovias de três ou mais pistas, mantenham-se na pista central, normalmente a pista da direita apresenta mais buracos e óleo, ambos causados por caminhões. Em rodovias de duas pistas, mantenham-se na pista da direita, apesar dos problemas acima mencionados, neste caso é a pista mais segura. Em rodovias de mão dupla, os grupos grandes devem abrir espaços com subgrupos de quatro ou seis motos permitindo assim a ultrapassagem de veículos mais rápidos. Congestionar o transito na subida de uma serra por exemplo, irritará os motoristas que acabarão forçando uma ultrapassagem e colocarão em risco os motociclistas.

As ultrapassagens, sempre que possível devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o líder deve esperar condições que permitam a ultrapassagem de todo o grupo. Uma ultrapassagem segura requer entrosamento entre o líder e o último, ou "drag bike", ou usando a linguagem dos escoteiros, o lanterna. O líder percebendo as condições ideais sai para esquerda. Imediatamente o último sai também, dando cobertura para que todos ultrapassem com segurança. Após a ultrapassagem todos devem retornar a posição original.

Não havendo esta condição ideal, caso com transito muito intenso, as ultrapassagens devem ser feitas gradualmente e o líder deve esperar que o grupo se una novamente antes de iniciar um novo processo de ultrapassagem. Quando estiver chovendo, evite andar por cima da faixa de marcação, pois a tinta que cobre o asfalto forma uma película escorregadia tirando a aderência do piso. Em viagens feitas em grupo, mantenha a distancia do motociclista a sua frente, mais ou menos 3 segundos. Para marcar essa distancia, marque um ponto de referencia na estrada deixe o motociclista da frente passar e conte até três, esse tempo deve ser o mínimo gasto por você para transpassar o ponto de referencia.

5 comentários:

Elisa disse...

mto boas dicas! ^_^

quem sabe n aplicamos ela qdo formos para a Fatimalandia?!?! XD

Grandeirmão disse...

Olá Youssef! Parabéns pela intenção em fazer um blog para quem está iniciando no motociclismo! Ótimo se tivessem mais pessoas com iniciativas parecidas em outras áreas.

Quero te pedir uma ajuda. Moro em Floripa, tenho 28 anos, 1,84m e 85kg. Já passei da idade de querer me mostrar sobre rodas, sou prudente e consciente das regras de segurança.

Desejo aprender a pilotar, e pretendo comprar uma moto esse ano ainda. A Intruder 125 é linda, mas por questões de praticidade (basicamente estacionamento na garagem do meu prédio) estou pensando em uma Biz ou Neo.

Minhas dúvidas são as seguintes:

a) eu não ando tão bem de bicicleta (não consigo fazer curvas fechadas p.ex.), será que posso me candidatar a aprender a pilotar uma moto?

b) pro meu perfil (alto e morando numa cidade cheia de morros, com transito caótico e ruas estreitas, qual das motos me recomendarias pra começar a pilotar?

Um grande abraço, e muito obrigado pela atenção

Claudio disse...

Tenho observado em meus passeios solitarios que se eu andar na pista da direita (2 pistas) pelo lado direito, ocorrem muitas ultrapassagens em cima de mim na mesma pista, então procuro sempre andar no meio da pista ou no lado esquerdo da pista da direita.

Youssef disse...

Grande irmão, a Intruder é uma ótima moto e não vejo muita vantagem em uma biz ou Neo. O cambio automático delas não é grande vantagem, já que é fácil se acostumar ao câmbio de uma moto como a Intruder. Além disso a Intruder tem uma "ciclística melhor", sendo mais estável e adequada a enfrentar os buracos das nossa ruas.
Vá com calma, treine bastante, leia tudo sobre pilotagem defensiva e vá em frente,
Grande abraço e boa leitura.

Grandeirmão disse...

Muito obrigado Youssef! Eu preferia as scouters pelo tamanho mesmo, pra poder estacionar no meu prédio, mas acho que irei de Intruder mesmo...

Abraços, e sucesso no blog!