segunda-feira, 16 de março de 2009

Posicionamento em Pista Simples


Já falei em outros tópicos sobre posicionamento na estrada e em vias de grande fluxo, mas outro dia me perguntaram sobre como proceder em estradas de pista única, com apenas uma faixa para cada lado. A pergunta é pertinente, já que esse tipo de estrada é muito comum por todo o país. Esse tipo de estrada é bastante perigoso, pois todo mundo tem que se limitar pela velocidade dos outros e ter paciência para ultrapassar em local apropriado; mas quem disse que todo mundo tem paciência? E quem disse que todo mundo vai respeitar o motociclista em especial?
A primeira questão que precisamos pensar é no seu ritmo de viagem. Se vai encarar a estrada é preciso que tanto você como a sua moto estejam aptos para andar no ritmo normal da maioria dos carros na via. Se por insegurança ou pela falta de potência de sua moto você não conseguir acompanhar o ritmo, então, está no lugar errado.
Mesmo com esse ponto resolvido ainda é preciso lidar com os apressadinhos que andam acima desse ritmo normal. Aí vem a pergunta: fico no meio da faixa com esses caras me empurrando e colando na traseira da moto ou me coloco mais a direita e sou espremido por eles?
Aqui vale lembrar o tópico "direção defensiva sim, medrosa não". O melhor é se posicionar no meio da faixa e controlar a situação, abrindo passagem em um momento apropriado, como faria se estivesse de carro. Ficar acuado na direita estimulará os idiotas a tentar ultrapassá-lo e espremê-lo para fora da pista.
Somente se houver um motorista com uma atitude muito agressiva e perigosa você deve abrir passagem logo, ou até parar para deixá-lo ir, pois uma batida na traseira da moto é uma situação de muito risco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Youssef e quando estamos em um comboio de umas 30 a 50 motos, como proceder ?
Geralmente eu sou o ferrolho o ultimo cara, como proceder com isso?

Youssef disse...

É uma situação complicada amigo. Basicamente siga as mesmas regras, procurando facilitar a passagem mas sem afobação. Um grupo grande em baixa velocidade e numa pista simples pode deixar um motorista bastante irritado. Aumentar a distância entre as motos para que o cara possa ir passando aos poucos ajuda.
Demonstrar boa vontade, facilitando a passagem deve gerar uma atitude mais tranquila do sujeito também.
O perigo, como já falei em outros tópicos, é ter um idiota no grupo. Esse cara pode irritar o motorista e o cara acaba descontando em outro que não fez nada.