terça-feira, 30 de junho de 2009

Dica da semana - Os mortos, os arrependidos e os convertidos




Quando divulgo o blog nas redes sociais recebo dois tipos bem diferentes de retorno. A maioria reconhece a necessidade de se preocupar com a segurança e até me agradece pela iniciativa do blog. Um outro grupo, no entanto, desdenha e até reage de forma agressiva. São os típicos "motoqueiros", irresponsáveis e que se acham tão espertos que não precisam se preocupar com segurança. "Quer segurança? Fique em casa e não ande de moto" dizem alguns.
A quase totalidade deste segundo grupo é formada por gente bem jovem. Como sou mais velho, e tenho amigos mais velhos, conversando com eles descobri algo interessante sobre essa conduta. Entre os mais velhos, quase não existem "motoqueiros", pois todos estão mortos, arrependidos ou convertidos.
Vamos explicar os termos. Bem, os mortos não necessitam de explicação, fazem parte das estatísticas, tudo o que restou de sua história. Dentre os que sobreviveram a essa atitude displicente quanto à segurança sobram os arrependidos e os convertidos.
Os arrependidos são aqueles que me vêem de moto e dizem "Eu já fui bom nisso, mas tome cuidado, depois do 8º acidente e algumas fraturas eu tive que largar disso"; O arrependido é alguém que sofreu as consequências de sua irresponsabilidade e sobreviveu, mas hoje não pode nem passar perto de uma moto. Interessante que, apesar de arrependido, não reconhece seu êrro e põe a culpa na moto.
O convertido é diferente; trata-se de alguém que agiu irresponsavelmente, mas diante de alguns sustos pode rever sua posição e assumir uma conduta mais responsável para com sua vida e a dos outros. Tenho muitos amigos convertidos, gente que nos anos 70 andava de "Sete Galo" sem capacete e, milagrosamente, sobreviveu. O aprendizado, para alguns, custou caro, mas valeu a pena.
Espero que você já seja um bom motociclista, mas se for um "motoqueiro" lembre-se, em breve você estará em uma das 3 categorias: dos mortos, dos arrependidos, ou dos convertidos.

16 comentários:

Adriano Carvalho disse...

Adorei o post! Parabéns, mas eu uma vez falou bonito! ;)

Unknown disse...

Me considero do grupo dos jovens, gosto muito do blog, principalmente das dicas de direção e segurança, já que não vivi na época das motos clássicas e nem são o estilo de moto que mais gosto.
Parabéns por mais esse post e aos irresponsáveis.. o futuro incerto.
Rodrigo Zaratin
twitter @rzaratin

Tomás disse...

Youssef

Já sacou que tambem sou da velha guarda neh...
Segurança para mim vem em primeirissimo lugar...
Esses dias conversando com um jovem moto-boy sobre a morte de um amigo dele que sofreu o acidente por pura irresponsabilidade. Ele tentava de toda forma justificar essa maneira irresponsavel de pilotarem... depois de algum tempo resolvi terminar a conversa concluindo:
A diferença entre nós, é que minhas possibilidade de aparecer no obtuario do jornal é muito pequena enquanto que a sua é muito, mas muito grande mesmo...
Sem falar mais nada, abaixou a cabeça e se mandou...

Abraços

tasmotos

ALVARES, Toni disse...

Youssef! mais uma vez o saúdo!
infelizmente é verdade o que acontece, e como MOTOCICLISTA, sabemos que tambem somos discriminados por culpa dos motoQUEIROS. grande abraço e que G.'.A.'.D.'.U.'. nos proteja e acompanhe!

Diego disse...

Eu sou do grupo dos jovens...tenho minha carteira a mais ou menos 2 anos,mas segurança pra mim é em 1° lugar...acho errado os "malabarismos" que vejo pelas ruas de outros motoqueiros, que são responsaveis pela má fama de todos os outros motoqueiros...

Parabenizo este blog...gosto de ler sobre dicas de segurança

Rafael Santos disse...

Realmente ... tenho 19 anos e uso a moto para ir trabalhar ... sempre ando consciente respeitando os limites de velocidade ... etc
Me considero um convertido ... já que costumava correr muito e fazer manobras arriscadas ate que um belo dia cai em plena marginal tiete ... estava no corredor a 100km/h quando outra motocicleta praticamente parada entrou no corredor ... naum deu tempo nem de pensar em freiar ... bati .. a mim graças a Deus não aconteceu muita coisa ... só alguns (vários) ralados e um braço quebrado ... já a moto ... acho que só sobrou o motor ... tive que refaze-la todinha ... graças a Deus estou vivo (por pura sorte) ... é muito dificil cair na marginal e não morrer.
Bom fica ai meu relato ... espero que esta informação sirva como exemplo aos MOTOQUEIROS.

Pablo Rodrigo disse...

Youssef, são muito bons os posts que você lança no seu blog, porque, além das belas motos e das boas histórias, a gente lê muita coisa que nos salva a vida em 99% dos casos. Toda semana acesso este blog pra conferir as novidades. Ele já está salvo em meu computador no meu menu Favoritos. Continue assim e grande abraço.

Sergio disse...

Youssef
Bom seria se todos os motociclistas pudessem ler este artigo. É ótimo como tudo o que vc escreve. Parabéns.

Unknown disse...

Youssef, queria te mandar esse link mas não sabia como.
http://carros.uol.com.br/album/motos_classicas_2009_album.jhtm?abrefoto=2#fotoNav=1

Horácio disse...

Youssef,
me permiti publicar o teu texto no meu blog, com a devida indicação de autoria e endereço na web.
Penso ser importantíssimo divulgar textos como esse.
Forte abraço,
Horácio
Publiquei o texto em: http://solelua8.blogspot.com/2009/07/mortos-arrependidos-e-convertidos_8465.html

Unknown disse...

Youssef, me considero do grupo dos jovens... pois aos 30 anos, tenho somente 1 ano de habilitação e igual período de experiência com motos... consciente do meu ímpeto juvenil, esperei por quase 12 anos para tirar minha habilitação para moto, pois sabia que quando moleque, era bem capaz de fazer alguma besteira... e fico feliz por ter esperado e adquirido maturidade o suficiente para COM SEGURANÇA, CURTIR um passeio de moto com um grupo de amigos e minha noiva na garupa, vivo, inteiro e sem arrependimentos.
Valeu pelas dicas que me ajudaram muito nessa minha formação recente de motociclista!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Youssef:

Quando começei a andar de moto, há 19 anos, um dos meus amigos começava tb e, logo ingressou em um motoclube. Entre as "regras" que recebeu e passou p/ nós, os amigos que eram jovens e "verdes", há duas que (provavelmente) me permitiram chegar até aqui sem NUNCA ter sofrido sequer uma queda:

- Nunca "pegar corredor" com os carros em movimento (só com o trânsito PARADO);

- Uma vez no corredor, Nunca passar dos 40 km/h.

Por incrível que possa parecer, isso p/ nós pareceu bem razoável (apesar dos ímpetos juvenis) porque tinhamos vivido a adolescência pedalando velozmente nossas Calois, Monarks e Peugeots 10 pelas ruas e avenidas da cidade. Se com uma "magrela" já tinhamos nos ralado, "roxeado" e arrebentado tanto, que diria montados nas 180 cc de nossas "novas" DTs... Rsrs
Nossas molecagens eram ir brincar de trail nas pracinhas do bairro, à noite, o que deixava a polícia bronqueada. Eram outros tempos... O trânsito, as pessoas e a violência eram outros...

Parabéns pelo Blog e um forte abraço!

Anônimo disse...

Muito bom post!
Tenho 41 anos, ex-trilheiro e ex-competidor profissional de veloterra. Considero-me um 'convertido". Primo pela minha segurança e há cerca de quinze anos não sofro um arranhão andando de moto. Vida longa aos verdadeiros motociclistas!

Pneu Cheio ferramentas e material para borracharias disse...

Não me arrependo de nada,não me converto a nada, o termo motoqueiro é invenção de moto grupo e continuo sendo piloto de moto ficando velho cada vez mais doido varrido.