segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dica de segurança - Qualidade do equipamento


Hoje queria falar com vocês sobre a importância da moto na segurança.
O vídeo acima, sobre o ABS das Honda 300, não é propaganda não (mas se a Honda quiser colaborar com a manutenção do blog podemos conversar). É apenas para ilustrar a importância da qualidade dos equipamentos na moto. Como a maioria das motos no Brasil é de baixa cilindrada e precisa ter um custo baixo, não temos muitas opções quanto aos equipamentos. Mas, dentro do possível, escolha sempre uma moto que tenha boas qualidades que favoreçam a segurança. Se não der para exigir um ABS, pelo menos procure um modelo adequado ao uso que vai ter, verifique a qualidade dos freios e suspensão e dos equipamentos em geral.
Temos visto notícias de alguns casos de motos extremamente perigosas, devido à baixa qualidade, gerando quebras perigosas, ou mesmo equipamentos muito deficientes.
Não é preconceito, mas algumas coisas que temos visto em alguns modelos chineses são inaceitáveis; quadros que partem ao meio, cubos de roda que se esfarelam, parafusos de fixação das rodas que quebram, entre outros fatos recentes, são um risco terrível para quem anda sobre duas rodas.
Falando em deficiência dos equipamentos, há pouco tempo, em um teste da revista "quatro Rodas Moto" o piloto de testes caiu duas vezes devido ao freio nada progressivo da moto testada, que travava facilmente o dianteiro.
Há outros casos bem menos graves mas que merecem menção, como a insistência da Honda em oferecer a Bros com freio a tambor ou o pneu com câmera da Intruder 125. Não são problemas tão sério, mas em se tratando de segurança na moto todo cuidado e empenho são necessários.
Informe-se, exija, se puder pague um pouco mais, mas tenha o melhor equipamento que puder.

Nenhum comentário: