quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pódium do Salão Duas Rodas


Depois da travada gerada pela crise e a adequação das motos ao Promot3, o Salão Duas Rodas trouxe uma esperança de renovo ao mercado motociclístico. Não costumo falar muito de atualidades no blog, mas não dá para deixar esse assunto sem um post.
Então, vamos lá: aproveitando que só se falará de olimpíadas no Brasil durante os próximos 7 anos, vamos às distribuições de medalhas.
Ouro para a Honda - Embora suas novidades tenham saído antes do Salão, merecem destaque. Criticada, muitas vezes, por sua apatia e falta de renovação, desta vez a Honda atacou muito bem. A renovação das pequenas e utilitárias, aprimoramento da Bros, lançamento da Lead, e os lançamentos das modernas 300 (CB e XRE), inclusive com opção de ABS merecem elogios. Faltou somente a Transalp.
Prata para a Kasinski - Sim, a prata vai para a Kasinski que, comprada pela chinesa Zongshen, manteve sua linha Coreana de 250 e 650cc, mas baixando os preços e trouxe uma ampla gama de lançamentos de baixa cilindrada da dona da bola (Zongshen) abrangendo diversos estilos (utilitárias, custom, trail, motard, scooter). Parece que acertaram na estratégia de comprar uma marca estabelecida para acelerar seu posicionamento no mercado. Qualidade? Ainda não dá para dizer nada, mas acertaram no estilo e há uma esperança de que, por serem fabricantes e não simples importadores, cuidem melhor do pós venda.
O bronze vai para a Kawasaki- Não tem um volume grande de vendas nem de modelos à disposição, mas depois de trazer a "ninjinha e a Z750, estão ampliando sua participação com 2 modelos que já mostramos aqui no blog: a ER6n e a 250 motard (d-Tracker) que devem ter início de produção no primeiro trimestre de 2010.
A ER6n você vê aqui
A 250 que mostrei na "lendas urbanas" não foi exatamente a D-tracker (veja aqui), mas a moto da qual ela é derivada (furo de reportagem do blog hehe, com mais de um ano de antecedência).
Yamaha decepcionou, acertando apenas na mudança da YBR pela Factor e no lançamento da MidnightStar; mas a Ténéré ainda não apareceu.
A Suzuki? Quem?
No mais, entre as que não alcançaram medalhas, a Dafra busca novas parcerias mas decepcionou ao não mostrar uma 250 custom tão esperada e anunciada; vai ter que se virar para não perder mercado para a Kasinski.
A Sundown vai devagar; Suas linha trail/motard pedeu força (em hp e mercado) ao reduzie os motores para 125; Lançaram uma V-blade melhorada, mas devem perder espaço no mercado.
Traxx, marca da Jialing, parece estabilizada.
As outras, menores e não ligadas a nenhum fabricante, parece que tendem a sumir.

PS - Até o fim da semana volto para rechear esse post com fotos.

Nenhum comentário: