quinta-feira, 26 de novembro de 2009
O problema da riqueza
Falei há poucos dias sobre o problema da pobreza. Hoje vou para o extremo oposto: o problema da riqueza.
No fundo, o problema é o mesmo: despreparo e impunidade. Nas regiões mais pobres alertei para o fato de as pessoas optarem pela moto sem ter qualquer preparo para isso e sem se preocuparem com a fiscalização (inexistente); com os mais ricos, é o grande poder do dinheiro, e não sua falta, que gera as mesmas complicações.
Explico: qualquer mané (me perdõem os Manuéis) pode chegar em uma loja e, sem ter nenhum preparo ou treinamento para isso, adquirir uma moto esportiva que o levará de zero a cem km/h em menos de 3 segundos (pode levar para a cova também).
Se o pobre que andava de bicicleta pode não estar preparado para dirigir uma scooter imagine o garoto de 18 anos que ganha do pai uma autêntica Jaspion-cycle, sem nunca ter passado sequer por um período de aprendizagem em uma menor cilindrada.
A impunidade, que nas regiões pobres e distantes se manifesta pela ausência de fiscalização, para os riquinhos se apresenta na forma do poder do dinheiro, que compra carta, moto, agentes de fiscalização, advogados etc.
Assim como não tenho nenhum preconceito com os pobres, dos quais falei antes, não tenho com os ricos ou como dinheiro; mas a situação que aí está precisa mudar.
Eu sugeriria pelo menos duas ações: a exigência de um período inicial em baixa cilindrada antes de poder dirigir as motos mais potentes (como acontece na Europa) e um curso específico de pilotagem e segurança para motos mais potentes (olha o jabá Tite).
Não resolveria tudo, mas poderia salvar algumas vidas.
Woodstock - 40 anos
domingo, 22 de novembro de 2009
Ô doido sô!!!
Esse não tem nada a ver com segurança e nem com motos clássicas. Vai somente como diversão mesmo; as imagens são bacanas.
Mas eu sempre me pergunto, quando vejo coisas desse tipo, como é que se aprende essas coisas? Ou, como é que o cara descobre que dá para fazer?
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
O vídeo já esta manjado, pois é tão bem feito que logo correu o mundo.
Dizem que uma imagem vale mais que 1000 palavras. Um bom vídeo então...
Este foi realizado pelo governo australiano e conta com o multi-campeão Mick Doohan ensinando o que muita gente parece não entender: ruas e estradas não são pistas.
Retrô Bikes - Mais CB 1100
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Dica de segurança - O problema da pobreza
O vídeo acima não foi gravado no Brasil. Se não estou enganado isso foi nas Filipinas. Há outros lugares em que a moto, por seu baixo custo, é freqüentemente o único meio de transporte de toda uma família. Antes que você pergunte: sim, é uma criança e não um boneco que vai pendurado pelo pescoço lá atrás.
Mas o que isso tem a ver com as dicas de segurança do blog? Pode não ser o seu caso, mas a pobreza é um fator de risco aqui também. Ao contrário do que a maioria pensa, não é nos grandes centros, com seus motoboys estressados, que ocorre o maior número de mortes em motocicletas. Nas regiões mais distantes e mais pobres existem alguns fatores que aumentam muito o risco da motocicleta. Em primeiro lugar, a fiscalização não existe ou é precária; daí que muitos não usam nenhum tipo de equipamento de segurança, nem mesmo um simples capacete. Ah, e por favor, não interprete isso como preconceito, são apenas dados.
Outro fator de risco é o despreparo para a condução da moto. Muitos estão optando pela moto apenas por seu baixo custo, mas não estão familiarizados com a pilotagem de uma moto e suas particularidades. Com a pequena melhora nas condições econômicas da população de baixa renda tem muita gente trocando a bicicleta ou o cavalo por uma pequena Cub. Há pouco tempo vi um vídeo de uma loja de motos em uma pequena cidade em que o vendedor afirmava que não era necessário habilitação nem capacete para conduzir as pequenas motos que ele vendia.
Scooter não é bicicleta, moto não é cavalo, e motociclismo é coisa séria e exige preparo.
Alguma coisa efetiva precisaria ser feita, no sentido de dar às pessoas um preparo adequado à pilotagem de uma moto.
PS - na próxima semana falaremos sobre o problema da riqueza.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Retrô Bikes - V7 Clubman Racer
Eu gostei muito da Guzzi V7, aí eles lançaram a V7 Café Classic (ambas mostradas aqui no blog) e ficou ainda melhor. Agora acabam de apresentar na EICMA 2009, em Milão, essa jóia aí abaixo.
Infelizmente a Guzzi não tem um representante no Brasil e, mais triste ainda, parece que a Clubman não está em produção. Foi mostrada no Salão, mas não se sabe se será produzida.
Infelizmente a Guzzi não tem um representante no Brasil e, mais triste ainda, parece que a Clubman não está em produção. Foi mostrada no Salão, mas não se sabe se será produzida.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Dica da Semana - Excesso de educação
Depois de uns dias sem atualizar o tópico aqui vamos.Estranhou o título? Afinal, é a falta de educação que gera problemas. Acontece que a educação sem noção também é perigosa.Um exemplo: perto de casa há uma rua que fica congestionada, pois o sinal abre muito rápido para os carros entrarem na via expressa. Os motociclistas descem cortando toda a fila pela esquerda. É comum algum motorista dar um espaço entre os carros para ser educado com quem quer sair de uma garagem e cortar a fila para subir a rua. Resultado: um grande risco para os motociclistas, pois a visão de ambos fica prejudicada.Outro exemplo: o motorista do ônibus que para e manda o pedestre atravessar na frente dele, sem notar que a moto vem ultrapassando.Mais um: o cara que freia de repente para não pegar um cachorro e quase te mata.Enfim, cada um já deve ter uma história pra contar de gente que quis ser educada mas na hora errada, colocando você ou outros em perigo.Abs..até a próxima.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Retrô Bikes - SR400Fi
A SR 400 já foi mostrada aqui na seção "Retrô Bikes"; Por sinal, é a minha preferida (ou não, sei lá, são tantas jóias que nem sei).
Este post é só para registrar que ela continua firme e evoluindo. A Yamaha apresentou no Salão de Tókio a versão com injeção eletrônica de combustível que atende o Euro3 (e, portanto, o Promot3).
Este post é só para registrar que ela continua firme e evoluindo. A Yamaha apresentou no Salão de Tókio a versão com injeção eletrônica de combustível que atende o Euro3 (e, portanto, o Promot3).
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