domingo, 25 de julho de 2010

Porque motos caem mais do que aviões?

A pergunta pode parecer estranha, mas já vou explicar o tema dessa postagem.
Todo mundo sabe que o avião é um dos mais seguros meios de transporte. Quando ocorre um acidente há grande repercussão na inprensa mas, de fato, é muito mais seguro viajar de avião do que em qualquer veículo numa estrada.
E o que isso tem a ver com motociclismo? É que há uma grande diferença entre o avião e a moto.
Os especialistas em aviação costumam dizer que um erro só não derruba um avião. É preciso haver uma série de erros para driblar todos os sistemas de segurança de um avião.
Na motocicleta não é assim. Basta um erro, e dos pequenos, para levá-lo ao chão. Equilibrada em duas rodas a moto depende o tempo todo do equilíbrio do motociclista e da aderencia das duas rodas para se manter em pé. Além disso tudo, estamos rodeados de veículos muito mais pesados e nem sempre dirigidos com a devida atenção. A moto também é menos visível que os outros veículos e, as vezes, desrrespeitada.
Qualquer pessoa que se aventure no motociclismo sem levar em conta esses detalhes pode ter sérios problemas.
Ouvi muitas vezes durante a recente copa do mundo de futebol que "uma copa se vence ou se perde nos detalhes", não é diferente no motociclismo.
Basta uma pequena negligência, um detalhe técnico que se desconheça, uma inabilidade de pilotagem, um relaxo da administração pública no cuidado das ruas, um princípio de direção defensiva não práticado, uma leve distracão, e la vai mais um comprar terreno.
Estar ciente e levar a sério essa fragilidade da moto talvez seja a coisa mais importante para que você possa viver longos anos de satisfação e alegria com sua moto.
Não posso garantir que você estara livre de problemas só por entender isso, mas tenho certeza de que terá problemas se desconsiderar esse fato.

7 comentários:

Anônimo disse...

Porque motos caem mais do que aviões?

Será que é porque lá em cima não tem taxistas, caminhoneiros e mulheres dirigindo SUV's??

rsrsrs

Robertson disse...

Escrever o que?
O amigo foi fundo e disse tudo escrevendo só o básico e o essencial.

BASTA UM ERRO !

BASTA UM DESCUIDO!

E FIM DE PAPO!

BRILHANTE.

Stefano Maglovsky [stemamo] disse...

Fala Youssef! Estou há tempos sem comentar mas estou sempre por aqui, acompanhando tudo.

Boa comparação. Mas eu confesso que odeio aviões e a falta de controle que temos sobre ele. O mesmo acontece em ônibus também. Mas no avião é pior. Só uso porque não há outro meio. Mas prefiro a moto com o seu úniico erro mortal do que o avião com a série toda.

abs!

Eduard disse...

O que derruba um bom motociclista na maioria das vezes são motoristas bêbados que "atropelam" as motos que aparecem pelo caminho. É necessária muita prudência quando se vê que o carro a frente ou atrás está "cambaleando" ou andando devagar demais.

Rômulo Floriano disse...

Concordo plenamente.. Também com fato de lá em cima não ter taxistas e motoristas de ônibus.
Moto é aquilo.. se vc nunca caiu, um dia vai cair. Faça de tudo para esse dia nunca chegar. Eu já cai, de leve, e o leve são alguns arranhões que doem muito, e ficam marcas depois. Portanto, muita atenção sobre duas rodas.

Rudy disse...

Ótimo post youssef. Sempre muito bem explicadinho. vlw :)

Anônimo disse...

Perfeito