domingo, 18 de julho de 2010

Trate bem do garupa



Levar alguém na garupa pode não ser tão simples como parece. A dirigibilidade da moto muda em todos os sentidos: O aumento do peso torna as acelerações e frenagens bem mais lentas. Além disso, o deslocamento do peso do garupa influi muito no comportamento da moto. Nas acelerações o peso vai para trás e a moto facilmente empina ou derrapa a dianteira numa curva; se for em uma subida a coisa piora mais ainda. Nas frenagens o peso do garupa é jogado para a frente podendo atrapalhar o movimento do piloto e comprometendo a frenagem.
Ainda é preciso ver se o garupa está habituado às motos, pois um garupa com medo de inclinar nas curvas pode dificultar as coisas em uma curva mais veloz. O ideal é que a pessoa segure no corpo do piloto e se incline juntamente com ele nas curvas.
Uma regra que não deve ser quebrada nunca: se não tiver um capacete extra nada de garupa...nem para uma caroninha rápida.
Portanto, quando for levar alguém veja qual é a familiaridade que a pessoa tem com as motos e dê as informações mínimas ao garupa. Redobre a atenção e dirija em uma velocidade um pouco abaixo do normal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que burro, dá zero pra ele, kkkkkk

Beto Grangeia disse...

No caso do vídeo, eu acho que ele fez de propósito. Duvido que, se fosse uma gostosona, ele sairia do mesmo modo. Eu não sairira!

E!? disse...

o mautociclista dests vídeoparece ter feito de propósito. já vi ao vivo uma queda parecida, o condutor não está acostumado com a biz, e acelera ao trocar de marcha e como a scooter tem embragem automática ao engatar a mercha ela dá um salto a frente e empina. sugironão tentar fazer em casa.