terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Perigo por trás


Já falamos aqui no blog sobre posicionamento no sinal (veja aqui) , mas esse vídeo vale para ilustrar e nos lembrar mais uma vez da dica. Neste caso nem foi num sinal; não entendi porque o carro da frente parou.
De qualquer forma, é bom lembrar que colisão traseira pode ser bastante perigosa para o motociclista.
Você já deve ter visto pequenas batidas no trânsito por descuido de um motorista que não percebeu o trânsito parando. Mesmo essas pequenas já são bastante complicadas se for uma moto que está sendo a vítima.
Outra dica que vale lembrar é que mesmo com o trânsito fluindo deve-se ter uma postura que minimize o perigo de sermos acertados por trás em uma parada repentina do trânsito.
entre as atitudes que o motociclista pode ter destaco:
- Manter distância do veículo a sua frente.
- Não andar no centro da faixa, mas seguindo o rastro do pneu do carro, próximo ao corredor, facilitando assim uma fuga rápida se for necessário.
- Evitar andar atrás de caminhões, furgões, SUVs com sinsulfilm ou qualquer veículo que dificulte a sua visão do trânsito a frente e a capacidade de se antecipar aos problemas.
Esses veículos, além de dificultarem a sua visão podem ser mais perigosos no caso de haver uma colisão. Entre dois carros pequenos o motociclista tem mais chance de escapar, até voando por cima do carro da frente, mas se for prensado entre veículos grandes ou que possuam superfícies que tragam perigo extra (caminhões com certos tipos de carga, por exemplo) a situação pode ser gravemente piorada.

6 comentários:

Kaio disse...

OMG, e o que ele teria feito para evitar isso? Ele não estava errado, ele só fez parar atrás do carro.

Mario Riardo disse...

Por ironia do destino os motoristas dos dois carros éram mulheres.

Piada pronta isso.

Youssef disse...

Kaio, O que ele teria feito? Desviar em vez de parar atrás.

A questão não é estar certo ou errado, mas defender sua vida.

"...ele só fez parar atrás do carro". Exatamente o que não deveria ter feito.

Anônimo disse...

mesmo não fazendo nada de errado estamos em risco!..... e a moto do cara ficou destruida o_O

Camata disse...

- "Sorry. Are you okay?"
- (. . .)

ceafla disse...

Se fosse no Brasil talvez isso não acontecesse. Muito raro um motociclista ficar atrás de um carro no sinal fechado. Geralmente ficamos na pole position, largando logo.