sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Lei da Indecisão


Uma já velha música do Renato Russo dizia "Tenho andado distraído impaciente e indeciso". Pois bem, esse parece ser o hit do momento no trânsito e nas estradas, como bem ilustra o vídeo acima.
A Lei da indecisão é simples e clara: "indecisos decidem errado".
Acredito que apesar de simples (quase banal) a dica de hoje é uma das mais importantes do blog, já que diz respeito a uma situação extremamente comum.
Ao perceber um motorista indeciso, tendo algum comportamento estranho, nós, que também nem sempre somos pacientes, as vezes tentamos logo ultrapassá-lo ou fazer alguma manobra agressiva. Ocorre que, como dissemos, o indeciso costuma decidir errado. Ao perceber alguém fazendo qualquer coisa diferente do normal no trânsito acenda uma luz amarela no seu cérebro, pois é bem possível que esse cidadão venha a causar problemas no trânsito.
Algumas vezes é alguém meio perdido, procurando um endereço e que muda abruptamente de faixa ou faz uma conversão. Outros simplesmente freiam e param em lugares onde não se pode parar. Um carro andando em velocidade mais lenta do que o normal tem grande possibilidade de fazer uma mudança inesperada de direção.
Ao perceber um comportamento indeciso afaste-se do sujeito, diminua a velocidade (se for o caso) ou passe por ele com muita atenção. Não imagine que o indeciso continuará assim; ele poderá decidir a qualquer momento e, provavelmente, decidirá errado.

7 comentários:

Drika disse...

bah, eu sempre uso essa lei, de gente perdida eu mantenho boa distancia, e tb não deixo gente indecisa atras, deixo beeeem atras, por precaução...

Drika disse...

vale ressaltar que na velocidade que vinha o mocinho da moto tb não tinha mto o que pensar...

Youssef disse...

Verdade Drica. No caso do vídeo o indeciso decidiu muito rápido. Por ser uma pista larga talvez o motociclista nem tenha pensado em diminuir a velociadade; parece que apenas tentou tirar um pouco para a esquerda (não sei se dava para fazer mais que isso).
Mas vale acrescentar, se alguém freia assim a sua frente é melhor frear, mesmo tendo espaço para passar; a freada do motorista pode ser um caso típico de indecisos ou talvez ele tenha visto algo que você ainda não vê (um buraco, por exemplo)

rfabrin disse...

excelente post!!

Leonardo Dueñas disse...

Mais uma excelente dica do blog que colocarei em prática no trânsito. Comecei tarde nas duas rodas e sou consciente que tenho muito a aprender. A rima é pobre mas faz muito sentido:
Motorista indeciso, vale como aviso
Motociclista impaciente, procura acidente.

Abraço,
Leo

Kleber Klein disse...

Putz!!!!

Unknown disse...

quase todo dia vivo isso, mas o que posso dizer é que além da indecisão muitos estão fazendo na realidade é um atalho rotineiro, no meu caminho casa-trabalho-casa, já sei os principais pontos que acontece isso por isso ao chegar perto dessas áreas de risco reduzo a velocidade e dobro a atenção.