quarta-feira, 16 de abril de 2008

Excesso de educação.

Depois de uns dias sem atualizar o tópico aqui vamos.Estranhou o título? Afinal, é a falta de educação que gera problemas. Acontece que a educação sem noção também é perigosa.Um exemplo: perto de casa há uma rua que fica congestionada, pois o sinal abre muito rápido para os carros entrarem na via expressa. Os motociclistas descem cortando toda a fila pela esquerda. É comum algum motorista dar um espaço entre os carros para ser educado com quem quer sair de uma garagem e cortar a fila para subir a rua. Resultado: um grande risco para os motociclistas, pois a visão de ambos fica prejudicada.Outro exemplo: o motorista do ônibus que para e manda o pedestre atravessar na frente dele, sem notar que a moto vem ultrapassando.Mais um: o cara que freia de repente para não pegar um cachorro e quase te mata.Enfim, cada um já deve ter uma história pra contar de gente que quis ser educada mas na hora errada, colocando você ou outros em perigo.Abs..até a próxima.

Um comentário:

Cão Selvagem disse...

Quero parabenizar pela iniciativa do blog, e que os excessos é q são mesmo as causas de todos os nossos problemas, o cara com excesso de confiança, de educação, de grana de falta de grana, etc.

Como o Stefano, tb venho de uma familia de motociclistas, avô, pai, e primos. Assim como vc, e muitos outros, tenho carro e dirijo carro a muito mais tempo q piloto uma moto, bem eu aprendi a andar de moto muito antes de dirigir um carro, mas conduzo motos há menos tempo q um carro, e isso me ajuda na condução prudente em ambos.

Não vou dizer q já não tenho sofrido com o desrespeito do condutores de moto (quando no carro) e de condutores de carro (quando na moto), mas procuro ser cosciente e como no caso do vídeo do carro q derruba a moto, procuro me fazer ver e ser ouvido. Vou contar um fato o corrido comigo para exemplificar, no final de abril, fui com um amigo levar a sua primeira moto à vistoria, saimos cedo e nos dirigimos a Angra dos Reis que fica a 98km da cidade de Paraty (moramos em Paraty), pois a vistoria só é feita lá, a moto era uma XT600Z, na ida foi tudo bem tranquilo, dia claro com poucas nuvens, tempo ideal, mas o problema todo se deu na volta, cortezia de outros em moto? que nada, estava noite, com chuva e a BR101 cheia de retensões por quede de barreiras, eu tenho pouca altura, o q me dificultou muito em parar a moto, mas nada de muito grave, o q acontecia era com os outros veículos q trafegavam com farol alto e não abaixavam a luz de forma alguma, tive de rodar os quase 100 km a uma média de 65/70km/h por causa da visibilidade. chegando próximo a nossa cidade motoqueiros q se acham valentinos rossi, com faróis de xenon adaptado em seu facho alto nos cegando direto. Contei essa pequena como dica para próximos posts, faróis de xenon e cordialidade com a luz alta.