quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dica da Semana - Esqueceram de mim.


Basta dar uma volta por aí, em qualquer rua, avenida ou equipamento público para ver como falta projeto em quase tudo. Da calçada que não serve para o portador de deficiência física à catraca do ônibus que proíbe os gordinhos de usá-la, até às ruas, feitas exclusivamente para os carros.
Caminhões, ônibus e...motocicletas, não são levadas em conta na hora de se fazer uma obra.
Daí surgem alguns perigos que podem complicar a vida do motociclista. O “mata-burro” da foto acima é um exemplo típico. Felizmente os “urbanos” como eu dificilmente vão encontrar esse obstáculo, mas existem muitos outros.
De quem foi a infeliz idéia de colocar placas metálicas lisas sobre os buracos que a prefeitura ou outro órgão público abrem?
Qual era a profissão do cara que inventou o “guard-rail”, que poderia ser apropriadamente chamado de “guilhotina de motociclistas”?
E o que falar dos inúmeros obstáculos que se coloca nas ruas, como as “tartarugas”, divisores de faixas, lombadas, faixas sinalizadoras que viram um sabão quando molhadas etc?
Bem, não preciso nem me esforçar muito para lembrar de quantos desses projetos maravilhosos temos por aí; você já deve estar pensando em alguns que encontra no seu caminho.
Pois é, como eles não pensaram na hora de projetar resta-nos prever esses perigos e driblá-los.

6 comentários:

Claudia disse...

rsrs... essa foto q vc colocou é cruel! Coitado do motociclista, gente, como é q faz numa hora dessa?
o guard-rail, se não me engano, foi proibido em Portugal e noutros países europeus.
o Brasil podia seguir o exemplo!

abrão disse...

as condições do asfalto tb são muito ruins. Já levei alguns susto e olha que nem de moto eu estava... levei um susto semana passada com minha tricicleta aqui próximo do trabalho. Fui deixar o carro que estava chegando me ultrapassar e quando deixo o caminho livre quase entro com o pneu da frente num buraco fundo que acomodaria a roda inteira dentro dele.

Breno Chaves disse...

Fala! Qual o seu email? Sou leitor do blog e quero te mandar um texto sobre motociclistas que eu recebi, muito bom...

Izaias Góes disse...

E pensar que pagamos muito, mas muito imposto MESMO, para ter, de lambuja, armadilhas como essas e outras pelas estradas e ruas do Brasil. Parabéns meu velho.

nel disse...

o mata burro pelo o que eu sei serve para os animais de algumas propriedades nao escaparem

Anônimo disse...

Olá...

Estava andando de moto perto de Varginha, aqui em Carmo da Cachoeira e me deparei com está mesma situação e me acidentei sem maiores consequencias.
Por isso resolvi desenvolver um novo tipo de mata burro muito mais prático e efeciente.
Caso queira dar uma olhada pra ver como ficou, me mande um email.
Felicitações.
Saulo Quevedo. Email: inovastar@hotmail.com