terça-feira, 26 de maio de 2009

Dica da Semana - Por que o ponto é cego mas não é surdo


Na dica de seguraça de hoje vamos entrar em um assunto controvertido. Em tempos de tanta poluição, inclusive sonora, não dá para defender indiscriminadamente qualquer tipo de barulho. Mas, o fato é que se a moto nem sempre é vista é bom que ela possa ser ouvida. Sendo assim, uma buzinada leve e estratégica, ainda que incomode um pouco os outros, pode significar um livramento de um acidente. É claro que não se deve exagerar, mas, especialmente nas situações em que se suspeita que o motorista não tenha visto a moto ou esteja prestes a fazer alguma manobra perigosa, vale a pena dar uma buzinadinha.
O ruído (o som, ou música, dependendo da moto) do escapamento também pode ajudar. A maior parte das motos é, naturalmente, mais barulhenta do que um carro. Não estou defendendo os abusos, escapes diretos, que emitem ruído acima do permitido; até porque isso pode resultar na apreensão da moto. Mas é bom que a moto não seja tão silenciosa como as antigas CB 500 ou 750 comseus escapes originais.
Certa vez eu estava dirigindo um carro na Marginal do Tietê, em São Paulo, e só não derrubei um motociclista porque pude ouví-lo. Eu queria mudar de faixa e não encontrava o sujeito nos espelhos de jeito nenhum, mas sabia que ele estava lá, pois eu podia ouvir seu motorzinho se esguelando.
Resumindo, tenha bom senso, mas não faça questão de ser o mais silencioso da rua.

4 comentários:

Gustavo Lunardelli Trevisan disse...

Olá Youssef
Acompanho seu blog(maravilhoso)

Agradeço por sua boa disposição em compartilhar seus textos conosco.

Abraço do leitor.

Gustavo Lunardelli Trevisan
gutrevisan@gmail.com
www.gustavolunardellitrevisan.blogspot.com

Ishigao [ ̄ ゝ ̄] disse...

Grande Youssef!
Descobri seu blogger na comunidade Honda CB 400/450/700 e me interessei bastante. Li quase todos os artigos e todos os da categoria "Dicas de Segurança". Excelentes!
Percebi também um grande desenvolvimento na qualidade dos textos... Está de parabéns pelo trabalho!

Rodo em uma CB450 DX '88, que é do meu pai, de quem herdei a paixão por motocicletas. Rodo há pouco tempo, ainda tenho muito a aprender e bastante estrada pela frente... Um dia também serei um "tiozão"!

Um abraço
Raphael

OptGeek

Unknown disse...

No lugar de sugerir motos com barulho, regule corretamente seus espelhos.

Lennon Bartollo disse...

Não sou muito de defender os Norte-americanos! Mas numa coisa eles tem muita razão. Existe um termo que ouvi para isso mas infelizmente não me recordo... Mas se refere ao fato de que é como "Lei" para eles modificar os escapamentos das motos pois é o fator que transmite mais segurança para rodar e ser notado. Ou seja além de eles terem lutado para não usar capacete em certos estados,tb conseguiram com as devidas regulamentações o uso de ponteiras esportivas! Há um consenso entre motociclistas e motoristas a favor do uso delas. Excelente texto enfocado no Blog,parabéns!!!