quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dica de segurança - O problema da pobreza


O vídeo acima não foi gravado no Brasil. Se não estou enganado isso foi nas Filipinas. Há outros lugares em que a moto, por seu baixo custo, é freqüentemente o único meio de transporte de toda uma família. Antes que você pergunte: sim, é uma criança e não um boneco que vai pendurado pelo pescoço lá atrás.
Mas o que isso tem a ver com as dicas de segurança do blog? Pode não ser o seu caso, mas a pobreza é um fator de risco aqui também. Ao contrário do que a maioria pensa, não é nos grandes centros, com seus motoboys estressados, que ocorre o maior número de mortes em motocicletas. Nas regiões mais distantes e mais pobres existem alguns fatores que aumentam muito o risco da motocicleta. Em primeiro lugar, a fiscalização não existe ou é precária; daí que muitos não usam nenhum tipo de equipamento de segurança, nem mesmo um simples capacete. Ah, e por favor, não interprete isso como preconceito, são apenas dados.
Outro fator de risco é o despreparo para a condução da moto. Muitos estão optando pela moto apenas por seu baixo custo, mas não estão familiarizados com a pilotagem de uma moto e suas particularidades. Com a pequena melhora nas condições econômicas da população de baixa renda tem muita gente trocando a bicicleta ou o cavalo por uma pequena Cub. Há pouco tempo vi um vídeo de uma loja de motos em uma pequena cidade em que o vendedor afirmava que não era necessário habilitação nem capacete para conduzir as pequenas motos que ele vendia.
Scooter não é bicicleta, moto não é cavalo, e motociclismo é coisa séria e exige preparo.
Alguma coisa efetiva precisaria ser feita, no sentido de dar às pessoas um preparo adequado à pilotagem de uma moto.
PS - na próxima semana falaremos sobre o problema da riqueza.

5 comentários:

Eduardo Schmitz disse...

Boa noite amigo, acompanho seu blog há algum tempo e gosto muito do conteúdo. Não sei se você já conhece mas vi essa campanha sobre segurança no you tube e achei muito interessante. http://www.youtube.com/watch?v=VruWHHEnZGw&feature=player_embedded

Youssef disse...

com certeza Eduardo. Está programado para entrar no blog em breve.
Mas valeu pela dica.

Junior disse...

Se o video fosso uma ficção seria muito engraçado, mas é real e lamentável.

Camata disse...

Mas a estrada parece boa.

Julio Moraes disse...

Rapaz, isso é um problema que venho percebendo há algum tempo. A falta de fiscalização aliadoa falta de responsabilidade dos condutores causa um grande número de acidentes com vítimas, engolindo os escassos recursos da área de saúde. No 11° Rota do Sol Moto Fest, que acontece sempre no final de ano aqui em João Pessoa - PB, foi vista uma "invasão" de guris com Traxx e Shineray 50cc emporcalhando o evento. Nada contra quem tem as 50cc, mas contra totalmente a gurizada irresponsável em cima delas.