sexta-feira, 19 de março de 2010
Dica de segurança - Qualidade do equipamento
Hoje queria falar com vocês sobre a importância da qualidade dos equipamentos da moto na segurança.
O vídeo acima, sobre o ABS das Honda 300, não é propaganda não (mas se a Honda quiser colaborar com a manutenção do blog podemos conversar). É apenas para ilustrar a importância da qualidade dos equipamentos na moto. Como a maioria das motos no Brasil é de baixa cilindrada e precisa ter um custo baixo, não temos muitas opções quanto aos equipamentos. Mas, dentro do possível, escolha sempre uma moto que tenha boas qualidades que favoreçam a segurança. Se não der para exigir um ABS, pelo menos procure um modelo adequado ao uso que vai ter e verifique a qualidade dos freios e suspensão e dos equipamentos em geral.
Temos visto notícias de alguns casos de motos extremamente perigosas, devido à baixa qualidade, gerando quebras perigosas, ou mesmo equipamentos muito deficientes.
Não é preconceito, mas algumas coisas que temos visto em alguns modelos chineses são inaceitáveis; quadros que partem ao meio, cubos de roda que se esfarelam, parafusos de fixação das rodas que quebram, entre outros fatos recentes, são um risco terrível para quem anda sobre duas rodas.
Falando em deficiência dos equipamentos, há pouco tempo, em um teste da revista "quatro Rodas Moto" o piloto de testes caiu duas vezes devido ao freio nada progressivo da moto testada (uma custom MVK), que travava facilmente o dianteiro.
Há outros casos bem menos graves mas que merecem menção, como a insistência da Honda em oferecer a Bros com freio a tambor, o pneu com câmera da Intruder 125 ou a falta de ABS até mesmo como opcional em motos de maior cilindrada e comportamento esportico, como a Kawasaki Z750, entre outros. Não são problemas tão sérios, mas em se tratando de segurança na moto todo cuidado e empenho são necessários.
Informe-se, exija, se puder pague um pouco mais, mas tenha o melhor equipamento ao seu alcance.
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7 comentários:
È difícil, R$3000 por um ABS. Era para vir de série.
Poisé... 3 conto é grana pra caramba, mas que deve ser bom, deve!
... ah, claro, sem falar na segurança né? hehehe
Mas, deixa ver se entendi: só teriamos o freio de maçaneta, controlado pelas mãos? É isso?
Não amigo. No ABS continuam os mesmos mecanismos de acionamento na mão e no pé; só que o sistema eletrônico impede o travamento.
Muda também o freio traseiro que tem que ser a disco.
E o sistema combinado da Honda "CBS" aciona um pouco o dianteiro mesmo que você pise só no traseiro.
O abs pode salvar uma vida, pois mesmo em uma freada emergencial as rodas da moto não travam.
deve ser boa em piso molhado tbm..
ainda está restrito a estes modelos, mas creio que em breve vai ter um
"boom" e quase todas as motos, (pelo menos de 250cc pra cima) terão este opcional.
Camera? nao é de video? O correto nao é camara de ar?
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