sábado, 3 de abril de 2010

Dica de Segurança - "pede para cair"


Parafraseando a famosa frase do capitão Nascimento, tem motociclistas que fazem parte da categoria "pede pra cair".
É aquele tipo de cara que parece que lê todas as dicas de segurança só para fazer exatamente o contrário. Não estar ciente e atento aos perigos próprios do motociclismo já é um problema, arriscar-se voluntariamente infringindo todas as normas de segurança é "pedir pra cair".
Hoje vi um exemplo perfeito. Em frente a uma escola, exatamente no horário de saída dos alunos, com o trânsito complicado pelo excesso de veículos naquele momento e muita gente distraída e estressada manobrando, o amigo motociclista em sua Falcon resolve aprontar.
Uma Van escolar, dando seta para a direita, encaminhava-se para estacionar e receber os alunos que saíam da escola. Não é que o amigo motociclista tenta ultrapassar a Van...pela direita. Para complicar a situação havia areia na pista. Travada daqui, balançada dali, e o cara, por pouco, escapa de bater ou cair. Não conseguiu dessa vez, mas esta pedindo para cair.
Na dica "mapeando o território" falamos sobre a importância de analisar os perigos próprios dos lugares em que você normalmente trafega. Em frente a uma escola, com tanta gente manobrando, não é lugar para fazer gracinhas. Ultrapassar pela direita um veículo que está dando seta para a direita então, nem se fala.
Ser distraído é um perigo, ser idiota assim é "pedir para cair".

9 comentários:

Carlos Amaral disse...

Meu amigo. O ser humano é estranho. Quando o sinal sonoro do metrô é acionado avisando do fechamento das portas do trem, a pessoa corre para aproveitar o tempo de fechamento das portas, ao invés de esperar o outro trem chegar; quando o semáforo "amarela" corre para aproveitar o tempo de fechamento ao invés de diminuir a velocidade e parar; quando o motorista dá o sinal de pisca pedindo:"por favor, deixe-me passar ou ultrapassar" o motociclista aproveita o pequeno espaço e tempo para acelerar e não deixar ser ultrapassado. Se todos deixassem, ou respeitassem, o pedido de pisca, muitos acidentes seriam evitados. Que Deus continue abençoando seu coração e seu bog. Abraços

Unknown disse...

Conheci hoje seu blog. Cada trabalho melhor que o outro.conteúdo com qualidade parabens.

Cristiano Bodart disse...

visite meu blog
http://suzukintruder250.blogspot.com/

parabéns pelo seu blog. Gostei.

Roberto disse...

Acho que já tinha lido esse texto...

Rodrigo Cavalcanti Gonçalves. Rodriguim desde sempre... disse...

Meu pai sempre disse: "a burrice também é um processo de seleção natural."
Um abraço.

Youssef disse...

Roberto,
Realmente, algumas dicas perdidas no tempo as vezes eu coloco de volta em destaque.

Roberto disse...

Ahn tá, então é isso! Aliás, artigo muito bom!

Alguém disse...

impressionante, existem pessoas que simplesmente não pensam nem um pouco nas consequencias de seus atos.
como você mesmo escreveu, ultrapassar pela direita já é burrada, ultrapassar pela direita com o carro dando seta pra DIREITA é pedir para cair,

Anônimo disse...

Ou pra morrer...