sábado, 26 de junho de 2010

Dica de Segurança - Pequenas motos, grandes tombos.



Dois vídeos para ilustrar uma dica que a maioria já experimentou na prática: pequenas motos podem proporcionar grandes tombos.
A presença feminina é apenas uma coincidência.
O que vale lembrar aqui é que moto, de qualquer tamanho e cilindrada, não é brinquedo. Nosso frágil corpo precisa ser respeitado vale lembrar que mesmo em baixíssima velocidade um acidente pode machucar seriamente.
Basta ter uma "motinha" na casa de campo ou praia para todo mundo achar que tem o direito e o preparo para se divertir com ela. Além disso, é comum o pensamento de que, pela baixa potência da moto, fica até feio usar equipamentos de segurança.
O capacete, no mínimo, nunca deve ser despresado.
Scooter também, apesar das rodinhas e cara simpática, não pode ser considerado simplesmente o "novo brinquedinho da família"
A motocicleta exige respeito e cobra caro pelos descuidos, não importa o tamanho ou o local em que você a usa.
Se você tem histórias para contar, dos tempos da mobilette ou das cinquentinhas não se acanhe, use a vontade o espaço para comentários na postagem.

Velhos e Felizes - de DKW


Sem Palavras - Triumph Café Racer


Hora do Reclame - Suzuki GT 750

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Perigosa....até de Scooter

Na postagem Gostosa e perigosa listei 10 vídeos de acidentes de moto na mesma estradinha perigosa nos EUA.
Faltou apenas um de scooter. Agora não falta mais.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hora do Reclame - Ducati

Uma "hora do reclame" um pouco diferente hoje. Trata-se de um trailer de um DVD sobre a história da Ducati.

sábado, 19 de junho de 2010

Fazendo graça, virou desgraça.


O começo do vídeo é meio sem graça, mas mostra os amigos fazendo graça um para o outro, acelerando na estradinha de pista simples enquanto os outros assistem no estacionamento que serve de arquibancada.
Aos 2:55 é que ocore o acidente. E antes que você xingue o motorista do furgão deixe-me lembrá-lo: pelas dimensões menores da moto é muito mais difícil perceber em que velocidade a moto vem; provavelmente o motorista viu a moto, mas a alta velocidade dela o enganou. Em uma fração de segundo a moto que vinha a certa distância já estava em cima do furgão.
O motorista pode ter alguma culpa, mas a culpa maior é do engraçadinho se exibindo numa estrada de pista simples.
Acha que é "bão de guidão"? Vai pra pista e mostra isso num ambiente adequado e onde a competição com os outros vai mostrar se você é bom mesmo.

Velho e feliz - na pista

Sem Palavras - Scrambler no barro

Hora do Reclame - Hercules Wankel

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TT 2010 - Super Slow-motion

Foi muito difícil escolher o melhor vídeo do TT 2010 para colocar aqui, então aí vão dois.
Deliciem-se.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estatística: dava para evitar?




Veja abaixo um dos primeiros tópicos do blog. Uma pesquisa sobre os acidentes de moto:

Os conselhos do Tiozão quanto à segurança podem ajudar a prevenir um acidente? Ou será que os acidentes são inevitáveis na sua maioria?
Bem, não é uma pesquisa científica, mas acho que serve como parâmetro.
Coloquei uma enquête em 3 comunidades do Orkut com os seguintes termos:
O seu tombo poderia ser evitado?
1 Não, a culpa foi de outra pessoa, era inevitável
2 A culpa foi de outro, mas eu poderia ter evitado
3 A culpa foi minha mesmo, vacilei.

As comunidades pesquisadas foram a “motonline”, a “eu já cai de moto” e a “Intruder 125”. Com 93 votos percebi que as percentagens não estão mais sofrendo grandes variações e, portanto, apresento aqui os resultados:
20,4% Não, a culpa foi de outra pessoa, era inevitável
23,6% A culpa foi de outro, mas eu poderia ter evitado
55,9% A culpa foi minha mesmo, vacilei.

Vejam que, se houver alguma resposta incorreta, o mais provável é que alguém não se ache culpado mesmo sendo. Ainda assim, mais de metade reconhecem a culpa pelo acidente e cerca de 80% disseram que poderiam ter evitado o acidente (B+C). Apenas 20% dos acidentes foram considerados realmente inevitáveis.
É isso que me anima a continuar buscando dicas de segurança para o blog.

Velho e Feliz - como um pato na lama

Sem Palavras - Vida Simples

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Honda x Yamaha


Não era a minha intenção, mas a velha discussão sobre qual é a melhor, Honda ou Yamaha, parece ter se reacendido com meu tópico "Saudades de um Yamahento".
A foto acima foi feita em um passeio organizado por um fórum na net em que o objetivo era discutir amigavelmente o assunto e chegar a um consenso e uma resposta definitiva.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Saudades de um Yamahento


Desde criança, quando motos eram apenas uma paixão inatingível, eu sempre fui um Yamahento. Da para ver pela quantidade de "reclames" da Yamaha no blog. Verdade que hoje já não sou xiita por marca alguma (talvez pela Guzzi) mas para um yamahento histórico como eu a linha do melhor "custo X benefício" adotada recentemente pela Yamaha soa bastante estranho.
Não estou querendo fazer propaganda contra nem desmerecer os produtos atuais da marca, mas vou dar minha opinião sobre o assunto.
Se analizarmos os últimos movimentos do mercado veremos que, em quase todas as categorias, a Yamaha está usando o discurso do custo x benefício e tenta enfrentar o domínio do mercado pela Honda com motos de menor cilindrada ou menos tecnologia.
Veja abaixo um gráfico demonstrativo

Ocorre que isto é a negação da tradição da marca no Brasil. Yamaha sempre foi sinônimo de desempenho e modernidade, enquanto Honda significava durabilidade e custo baixo.
A maior diversão de todo yamahento, por sinal, era tentar bater as Honda com motos de menor cilindrada. Desde os embates históricos entre "viúva negra" e "sete galo" este modelo se repete; depois vieram as DT 180 enfrentando as XL 250 e outras disputas menos importantes. Mas sempre Yamaha significa desempenho e modernidade. Não que a Honda não tivesse modelos modernos ou de bom desempenho, mas sua marca era (e é até hoje) a de produzir motos resistentes e econômicas.
A opção de oferecer produtos de menor cilindrada e menos tecnologia (especialmente a Injeção eletrônica) e tentar ganhar mercado no preço pode até dar certo, mas pode ser um tiro no pé.
No último ano a Honda ampliou ainda mais sua fatia de mercado. Segundo dados da revista Motociclismo, na comparação entre abril de 2009 e abril de 2010 a fatia da Honda aumentou de 68% para 77%; já a Yamaha caiu 3 pontos (de 14% para 11%)
Note que a única categoria em que a Yamaha desbancou a Honda foi justamente aquela em que lançou um produto moderno e mais potente do que a Honda: a XVS 950 Midnight Star.
Custo x benefício pode ser bom, mas pode queimar uma imagem construída durante décadas. Além disso, se a Yamaha não conseguir enfrentar a Honda usando suas qualidades tradicionais (desempenho e modernidade) será que vai conseguir vencê-la justamente naquilo que a Honda é tão forte (custo x benefício)?
Bem, eu que já não sou tão Yamahento assim não vou me incomodar muito com isso. Em alguns casos, como a XJ6, acho que a Yamaha nos presenteou com uma ótima opção; em outros acho que está devendo.
Ainda bem que hoje não precisamos mais ficar limitados ao duelo Honda X Yamaha.
Nos últimos tempos, a bem da verdade, tenho me tornado mais Kawasakento do que nunca.

Velha e feliz - em vídeo

TT - Ilha de Man 2010 - primeiras imagens

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Honda CB 400 "Retrô"


Muita gente pega carros e motos antigos e tenta modernizá-los, substituindo aluguns acessórios por peças de outros mais novos; O Jeferson Berwanger fez o contrário: pegou uma CB 400, que já é uma clássica, e personalizou como uma moto setentista.
Ele conta que a idéia surgiu da necessidade de viajar com mais conforto para Santa Maria, cidade onde se criou e tem todos os familiares, principalmente o Pai, Milton Berwanger (o "nervosinho").
Jeferson conta ainda que: "Minha Cg 76 ia tranquilo, mas demorava muito. Em uma dessas viajens cheguei a uma revenda e encontrei uma Cb 400 81 em ótimo estado quanto a motor, suspenção, freios e etc. Conversei com o proprietário da moto e negociamos (troca por outra moto e um valor em dineiro). Feito o negócio levei a moto para Santa Maria onde meu pai tem uma oficina de garagem. A idéia de uma moto tipo 70's estava na minha cabeça e com o ótimo e confiável motor de cb 400".
Muita gente usa a CB para fazer personalizações ao estilo custom ou mesmo uma Chopper. Já a mudança setentista do Jeferson foi muito mais fácil, pois não altera as características básicas da moto e pode inclusive ser revertida, já que ele tem guardadas as peças originais e a moto não foi "cortada" ou modificada na sua essência.
"A palavra chave pra minha moto é "simetria", tinha muita preocupação que ela não ficasse estranha", conta Jeferson.
A transformação começou com a troca dos paralamas e piscas (da Suzuki intruder e CG 125), depois o tanque e laterais (de Suzuki GT 550 ficou perfeito e simétrico).
O banco, feito pelo pai, é um banco original de CB cortado e soldado para ficar parecido com os assentos das clássicas. Rodas, sinaleira, piscas e paralama dianteiro são da Yamaha Tx 500.
A inspiração veio principalmente de duas motos,segundo ele: a CB 500T e a CB 550 four.
A moto não ficou apenas bonita, mas enfrenta qualquer desafio. Com ela Jeferson já viajou por todo o Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até pelo Uruguai.
Confira mais fotos abaixo:
A moto original:

Início da transformação:


Família reunida em torno da moto quase pronta

Pronta, com as rodas raiadas

Mais um pouco e vira uma Café-Racer.

Na estrada:

Sem palavras - "bons tempos"

Hora do Reclame - Triumph Thunderbird



Click nas imagens para ampliar.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Brembo - air bag


Lançamento da Brembo: Jaqueta com Air-bag.
Pode ser uma boa opção para aumentar a segurança. Eu só fico pensando em quantos sustos eu iria tomar por esquecer de me desconectar da moto e acionar acidentalmente o air-bag.