quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dica de Segurança - Carga Pesada

O vídeo abaixo vai mais como uma descontração, mas a realidade para alguns não é muito diferente. Carregar alguma coisa na moto, qualquer coisa, pode se tornar uma grande aventura.
São muitas as situações em que a gente pensa "porque não vim de carro hoje?". Quem tem essa opção só tem problemas quando o transporte de uma carga inadequada para a moto é um imprevisto, mas para outros é "na moto ou na moto".
A falta de espaço e a necessidade de manter o equilíbrio e a mobilidade deixam claro que a motocicleta não é exatamente um burro de carga.
Outro dia numa comunidade surgiu a pergunta "sou músico, qual é o melhor jeito de carregar a guitarra na moto?". Ainda bem que o cara não era baterista.
Aí vai então um breve resumo de algumas coisas a serem lembradas:
- Se for algo programado evite usar a moto para transporte de carga.
- Se não tiver jeito certifique-se de que as coisas estão bem presas e não limitam seus movimentos.
- Cuidado mesmo com pequenos objetos. Uma pequena sacola pendurada no guidom pode derrubá-lo.
- Tenha um cuidado especial com coisas que não estejam presas e possam se movimentar distraindo-o ou atrapalhando os movimentos.
- Avalie a aerodinâmica do que está transportando, ou seja, qual será a reação da moto com o movimento e o vento.
- Se estiver transportando alguma carga não adequada à moto redobre a atenção e diminua a velocidade.
No mais, fiquem à vontade para contar suas experiências. Vale tanto as boas como as desagradáveis. O que você já carregou na moto? Como fez? Já tomou um tombo por isso?

3 comentários:

Anônimo disse...

Violão já levei. Não foi muito dificil. A capa tinha uma alça para prender nas costas.

Matheus Sarti disse...

Eu nunca fiz essas loucuras
o máximo que eu levei foi minha namorada e mais um monte de figurinos e adereços do teatro pq eu sou ator e ela tbm :P quando eu tinha uma fan, sem baú e sem nada
foi triste e muito desconfortável, quase nao consegui me apresentar de tão duro que eu tava por causa do passeio que nao durou nem meia hora :P
Abre esse video no youtube e tu verá um comentário meu :P
Se quizer olha meus videos favoritos lá tem bastante video de moto :D
Abração pra todos!

Claudia disse...

Eu e o meu marido já fizemos muita gambiarra pra acomodar bagagem na moto. Desde amarrar a barraca na frente do guidão à improvisar bauletos laterais com caixas de ferramentas kkk (obra e arte do meu esposo, era bem funcional, mas era bem feia tb...kkk).
Hoje nós temos um bauleto de 45 litros e um par de alforges pra levar a bagagem.
Abçs