sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cruzamentos perigosos


O vídeo acima é uma excelente ilustração para a dica de hoje. Todo mundo sabe que muita gente não respeita o sinal vermelho ou, pelo menos, dá uma forçada, tentando aproveitar o último segundo do amarelo. Um motociclista deveria ser ainda mais cuidadoso que o motorista comum e nunca passar no vermelho ou no finzinho do amarelo.
O cara do vídeo passou...e se deu mau.
O que estava no sinal verde não cometeu infração de trânsito, mas levou uma bela bordoada; é a questão que sempre se levanta quanto à direção defensiva, não adianta estar certo, é preciso estar vivo.
Esta questão é de especial interesse para os motociclistas pois, na maioria das vezes, a moto está alí na boca, sendo o primeiro a passar quando o sinal abre.
Acontece que a solução não é, como alguns aconselham, esperar 2 ou 3 segundos antes de acelerar. Ficar parado quando o sinal abre também pode ser perigoso. Se você também dirige carro sabe que não há nada que irrite mais um motorista do que um motociclista lerdo. Além disso, estes 2 ou 3 segundos não garantem que não virá um maluco do outro lado.
A maneira de evitar o acidente é olhar com atenção para o cruzamento e observar se os carros (e motos) estão parando.
Uma das situações mais perigosas (uma verdadeira armadilha) ocorre quando os carros estão parados e o motociclista vem em movimento no corredor; ao ver o sinal abrir o motociclista acelera entre os carros e não é visto pelo motorista que usou o último segundo do amarelo. Nessa situação, especialmente, o motociclista precisa ter certeza de que está vendo tudo o que ocorre na via transversal.
Essa dica me lembra da piada do taxista japonês...conhece?

5 comentários:

Junior disse...

Me parece que o amigo que sai do sinal verde acelerando demais, saiu até empinando. Posso estar enganado mas isso também é infração. Para mim os dois estavam errados e acabaram achando o que procuravam.

Espero que não tenham se machucado sériamente, e que deste acidente tenha ficado somente o aprendizado de não serem imprudentemente.

Youssef disse...

Para quem não conhece a piada do japonês aí vai:
O cara pegou o taxi e o motorista era um japonês. Começou o maior sufoco porque o japonês era doido, corria muito, passava em todo sinal vermelho sem nem olhar. O cara não aguentav mais, a cada sinal vermelho o japonês passava com tudo.
De repente, um sinal verde...e o japonês parou.
O pasageiro, doido da vida, gritou com ele: "japonês doido, você passa em todo sinal vermelho e agora que está verde voce para?"
O japonês respondeu:
"craro né, já pensô se vem otro japones maruco du otru ladu"

Rodrigo Cavalcanti Gonçalves. Rodriguim desde sempre... disse...

Tá no sangue do brasileiro querer sempre levar vantagem, seja furando fila ou sinal de trânsito. Parece que o verde é siga, o vermelho pare e o amarelo = acelere! Putz!!
A burrice também é um processo natural de selação.

Eduardo Laure disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"Acontece que a solução não é, como alguns aconselham, esperar 2 ou 3 segundos antes de acelerar. Ficar parado quando o sinal abre também pode ser perigoso. Se você também dirige carro sabe que não há nada que irrite mais um motorista do que um motociclista lerdo."

brilhante!