quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dica da Semana - Mantenha distância...dos idiotas


Outro dia vi um adesivo em um carro que dizia "aproveite bem o seu dia antes que um idiota o estrague". Eu creio que podemos fazer melhor: aproveite bem o seu dia e mantenha distância dos idiotas.
Vamos explicar melhor a coisa para que você entenda a dica de segurança de hoje.
Um dos maiores peridos no trânsito hoje são os idiotas, e como tem deles por aí. São facilmente reconhecidos, pois não conseguem esconder a sua índole. Não vou tentar descrevê-los pelo seu modo de vestir ou pelas características de seus carros para não cometer uma generalização e ser injusto com alguém. Além disso existem muitos tipos de idiotas e, às vezes, é difícil identificá-los assim. Pode ser um Pit Boy numa pick-up (com seu pitbull na caçamba), mas também pode ser um velhinho numa Belina 1975. Como disse, vou evitar essa caracterização pela aparência, pois não se pode discriminar alguém por dirigir uma pick-up ou uma Belina.
É no comportamento que se identifica o idiota: atidudes agressivas no trânsito, colar na traseira dos outros, tentar mudar de faixa a todo tempo forçando a passagem, bração pendurado para fora da porta com uma lata de cerveja na mão, são apenas algumas das marcas típicas desses sujeitos.
Depois de identificá-lo o que fazer? Vamos dar uma lição nesse sujeito? Não, definitivamente não.
É aí que mora o perigo. Colar na lateral dele e dizer seu "%$#@{%¨&", ou chutar a sua porta,não mudará nada as coisas, além de expor você a uma série de riscos. Ao lidar com o idiota dessa maneira corremos o risco de nos tornarmos tão idiotas quanto ele. Simplesmente passe longe do cara. Acelere a passe adiante ou fique mais para trás, mas tenha a certeza de que está fora do alcance dele. Ele vai fazer besteira, isso é certo, então, é melhor não estar por perto.
Nunca dê a ele uma segunda chance. Se não conseguiu identificá-lo a tempo ou viu uma besteria que ele fez, suma de perto dele antes que ele apronte novamente.
Quando você for tentado a dar-lhe uma lição lembre-se de que, na melhor das hipóteses, você estará se promovendo à categoria de "instrutor de idiotas".
Para encerrar, alguns textos da sabedoria bíblica para você meditar:

"Mesmo que você batesse num tolo até quase matá-lo, ainda assim ele continuaria tão tolo como antes."(Provérbios 27:22).

"Qualquer tolo pode começar uma briga; quem fica fora dela é que merece elogios." (Provérbios 20:3)

3 comentários:

Anônimo disse...

instrutor de idiotas? Não quero esse título não, rsrs

Unknown disse...

Excelente o filme e texto. Parabéns.
Marcelo Ribeiro - Fortaleza(CE)

Anônimo disse...

Yousself, muito bem escrito seu tópico. Obrigada pelas digas e o Provérbio! Deus te ilumine sempre..

Morena Peixoto