quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Dica de Segurança - Perigos Da Viagem Em Grupo
Esse eu peguei na comunidade "Road Wings". Já tivemos alguns posts sobre os cuidados que se deve ter em uma viagem em grupo, mas não custa nada insistir no assunto; até porque o vídeo acima é bastante interessante.
Costuma-se dizer na aviação que um êrro só não derruba um avião; é preciso uma conjunção de fatores para que isso ocorra. No motociclismo acho que é diferente, um êrro só pode ser suficiente. No caso do vídeo há mais de um, evidentemente.
A longa fila de motos parece que gerou efeitos diferentes nos motociclistas envolvidos no acidente. Um se distraiu diante da monótona fila indiana; o outro, apressado, perdeu a paciência e acelerou com tudo. O encontro desses efeitos gerou o que se vê: uma tremenda pancada, acabando com o final de semana feliz de ambos.
A meu ver, o perigo sempre existe em viagens em grupo (embora existam muitas vantagens também) porque basta um idiota no grupo para colocar em risco a turma toda.
Vamos lá, de a sua opinião: em um grupo de 10 motociclistas quantos idiotas você acha que existem? E num grupo de 100?
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9 comentários:
sempalavras,isso mostra que basta uma pequena distração e já ocorre o acidente.As vezes em dupla se não combinarmos paradas, puxadas tambem podem ocorer acidentes.
Bommm...
é claro que os dois estão errados... mas ao meu ver, o babaca "apressadinho" está muito mais errado (se é que babaquice é uma coisa mensurável, vai saber?).
Primeiro: o "distraído" tirou pro acostamento sem saber se tava vindo alguém em alta velocidade... Mas, pensemos bem... A gente costuma dar uma "olhadela" no espelho, e o "distraído" deve ter dado a tal "olhadela". O problema é que ele já esperava ver um monte de motocicletas, certo?
Bom... como ele deu uma simples olhada no retrovisor, nao conseguiu perceber que o "apressadinho" tava vindo em alta velocidade. Em casos assim, filmaram o que aconteceu né... tá aí de exemplo.
PS: Youssef, posta alguma coisa aí sobre esse problema de dar uma simples olhada no retrovisor e achar que é suficiente... outro dia eu quase derrubei um motoboy.
Olhei no retrovisor e nao vi ninguém...
dei sinal e tava mudando de faixa quando vi um cara com o pneu travado passando por mim. A motoca do cara já tava de lado de tanto frear. Eu fiquei pensando: quem é mais burro: ele ou eu?
Abraço.
LauroGarcia.
kkkkkkk... MUITO BOM MESMO... Como o 1° cara pode ser tão burro de não imaginar q alguem poderia vir mais rapido e bater nele...lesadooooooo...
mas o outro eu achei pior pq ele devia ter a noção de q se outro lesado como ele puxasse um pokim pra esquerda iria bater feio... Isso acontece demais no passeio de ciclismo q participo..por mais q se diga pros elementos"andem somente pela direita para os batedores passarem pela esquerda" não adianta...num passeio com 200 pra 250 pessoas tem sempre 4 ou 5 quedas desse tipo...entao se a cada 200.5 são imbecis de vir rapido(muito colado no grupo) e 5 são idiotas e saem do traçado...então a logica deve servir para as motos tbm...seria 0,25 pra 10 pessoas e 2 ou 3 pessoas pra um grupo de 100...mas isso é sendo bem positivo...é um minimo pq eu só contei as quedas e não as "QUASE" quedas...Foi bom filosofar aki..^^
Bem, se eu estiver no grupo de 10 ou no de 100, pelo menos um idiota eu garanto em cada grupo!
Brincadeiras a parte, seu blog é muito bom, principalmente para quem é motociclista a pouco tempo. Você alem alertar e ensinar como evitar situações perigosas tambem ensina a sair delas. Você está salvando vidas!
Valeu Junior,
O blog surgiu justamente com o propósito de ajudar os motociclistas mais novos.
abração.
MEU VELHO, TEU BLOG É UM MANANCIAL DE INFORMAÇÕES, DICAS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS ON-LINE, QUE SÓ MESMO UM SÁBIO VETERANO PODERIA MESMO IMAGINAR. LONGA VIDA A YUSSEF!!
Sacanagem.
Além de fazer isso, foi pra cima do que tava filmando...
Puta imprudencia do cara em alta velocidade.
Na velocidade que ele vinha, não tem retrovisor que consiga ver...
Sem dúvida que nenhum motociclista quer ser "um idiota" entre dez, cem ou até mesmo entre os carros, ônibus e caminhões que compõem o tráfego. Mas, sabemos que querer não é poder. Entretanto, viagens em comboio podem ser muito agradáveis se houver preocupação e comprometimento de todos os motociclistas com a segurança do grupo, como premissa maior. Todo grupo que se preza deve ser organizado, principalmente no que tange às regras de Pilotagem Defensiva.
No vídeo comentado, o primeiro motociclista, além de ter freado abruptamente colocando o colega que vinha logo trás em situação de risco, abandonou a formação sem, ao menos, sinalizar sua imprudente e infeliz manobra, além de cruzar lentamente a pista, provocando a pancada traseira que levou do outro que vinha logo atrás em alta velocidade naquela circunstância e via. Típicos exemplos de motociclistas imperitos, imprudentes e até negligentes por assumirem o risco dos atos que praticaram.
Só para não ficar na crítica, penso que o primeiro ("idiota?") (causador principal do acidente) deveria ter sinalizado à direita, parar, esperar o comboio passar, para, então, converter à esquerda rapidamente.
Por outro lado, se o motociclista que bateu não estivesse na contramão, ou, ao menos numa velocidade menor, certamente, tudo isso poderia ser evitado.
Por fim, acho que o cinegrafista não é tão azarado assim, pois, apesar de terem danificado seu equipamento, registrou um belo exemplo do que os motociclistas "nunca devem fazer" sozinhos ou em grupo. Note que este vídeo lhe rendeu certa publicidade (fama) no youtube, sem falar dos inúmeros blogs e sites que o citaram, como é o caso aqui.
Youssef, parabéns pelo excelente conteúdo. Sempre que posso acesso o Blog e aprendo muito.
Pilotagem Defensiva é um dos maiores segredos do Sucesso em duas rodas ensinados por você!
Obrigado. Feliz Natal e Feliz Ano Novo.
Moto Abraços :)
Edson
(Irmandade Motoscustom)
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