quinta-feira, 25 de março de 2010

Dica de Segurança - "A Hora do Espanto"


Há poucos dias um acidente trágico na Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo, me trouxe a mente o assunto do tópico de hoje sobre segurança.
De madrugada, um motorista embriagado conseguiu andar por cerca de 20 kilômetros na contramão, em uma estrada de pista dupla; Parou ao atingir outro veículo de frente e matar dois dos ocupantes do carro (pai e mãe da menina que sobreviveu).
Ao ser abordado, o motorista causador do acidente teria dito que não fez nada de errado e que os outros é que estavam na contramão. Bem, eu conhecia uma piada de português que dizia mais ou menos isso; na piada era engraçado, mas a realidade foi bastante cruel.
O tópico de hoje, "a hora do espanto", é sobre pilotar moto à noite ou na madrugada.
Há muitas coisas que se poderia falar sobre a diminuição da visibilidade, cuidados com a iluminação da moto, uso de roupas claras e com refletivos, etc. De fato, se você precisar andar (ou viajar) à noite deve ter todos os cuidados possíveis. O principal problema, no entanto, eu creio que sejam os abusos com o álcool.
É possível que você já tenha observado em sua cidade os locais em que mais freqüentemente ocorrem acidentes na madrugada. Geralmente são grandes avenidas que ficam no roteiro dos bares da região. Basta sair cedinho no domingo para ver os carros esborrachados no poste em plena reta ou capotados em uma curva que normalmente não ofereceria perigo.
Nestes casos (de embriaguez) os cuidados comuns não costumam ajudar muito. O melhor mesmo é não sair na madrugada. Se não tiver jeito redobre a atenção e torça para não encontrar o motorista etílico na hora errada.
Outro fator que complica a pilotagem noturna é o completo desrespeito aos sinais e preferenciais; Simplesmente esqueça que eles existem e cuide-se em cada cruzamento, seja ele a seu favor ou não. Em certos casos é mais perigoso passar no verde do que no vermelho; afinal, para passar no vermelho você tem que olhar com muita atenção, mas se confiar no sinal verde pode ter uma desagradável surpresa.
A velocidade mais elevada com o trânsito livre também é um fator de risco.
Tudo isso junto faz com que não seja nenhum exagero chamar a madrugada de "hora do espanto".
Ah, já ia esquecendo: se você for o motorista bêbado aí a coisa complica mesmo né? Vá de taxi (desde que o motorista não seja movido a álcool também).

4 comentários:

rfabrin disse...

Bem posto! Tenho acompanhado seu excelente blog, parabéns pelo magnifico trabalho.
Gostaria de aproveitar para discutir se não seria a hora de se pensar numa campanha em prol de vestimenta completa obrigatório para os motociclistas. Parece loucura se exigir que as vestimentas tapem o corpo todo mas quando surgiu a lei do capacete também parecia exacerbada. Nào tanto pelo fato de exigir calçados fechados, calças e camisas longas mas muito pelo fato de que iria estimular toda uma industria de vestimentas e certamente facilitar a diminuição do custo de equipamentos de proteção. Estou muito impressionado com a quantidade de motociclistas de 'chinelos' na estrada...

Anônimo disse...

No meu bairro tem uma avenida dessas em que especialmente nas manhãs de domingo a gente vê os carros agarrados aos postes.

Everton disse...

Um do melhores blogs que li a respeito de moto,sem dúvida você fez uma excelente colocação,eu mesmo evito andar de madrugada sem rumo,aqui na minha cidade em noites de sexta,sabado ou vésperas de feriado é uma loucura.Mais qual seria a solução,sei que sempre existe uma margem de risco para cada coisa que você irá fazer,pelo menos eu sempre "vejo" essa margem quando saiu de moto.
Eu costumo andar devagar,usar farol alto para alertar(apesar de não adiantar muitas vezes)e buzina,e andar em trechos menos movimentados.
Muito bom o blog.
Valeu.

Unknown disse...

Puts.......e eu tive que fazer um pedido de liberdade provisória pro idiota.......