quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dica da Semana - Espaço aberto, perigo certo


O que você acha que todos estes motoristas aí da foto têm em comum? Todos estão estressados com esse trânsito e desesperados por uma oportunidade de ter alguma vantagem. É comum nessas circunstâncias que qualquer espaço aberto seja avidamente disputado. Esse é um perigo muito comum ao motociclista em transito urbano. É nessa situação que ocorrem a maioria das "fechadas" de que os motociclistas reclamam tanto.
A mudança brusca de faixa, normalmente, nem dá ao motorista muita vantagem, mas o estress do trânsito o leva a tomar decisões impensadas.
Ao andar em um corredor com as duas faixas paradas, ou congestionadas, o motociclista não corre tanto perigo, pois os carros não tem como mudar de faixa; mas basta que se abra uma pequena clareira nesse caos e o perigo surge.
Mesmo que o motociclista não esteja no corredor, mas em sua faixa normal de trânsito, o perigo existe. Portanto, cuidado, espaço aberto é perigo certo.

Ps - "Dica de Semana" é sempre uma dica antiga colocada em destaque novamente.

3 comentários:

Carlos Amaral disse...

Querido amigo. Você está certíssimo quanto ao seu comentário neste post. Mesmo que esteja na faixa de rolamento a moto dá espaço para que outros carros ocupem este espaço. Usar a previsão quanto ao erros dos outros é antecipar estes riscos.

Unknown disse...

Foi num desses "espaços" que um doido me derrubou, e eu estava na faixa de rolamento. Agora tenho até medo quando existe este espaço entre eu e o carro da frente.

Ozzy Renato disse...

Mas uma vez eu aproveito pra dizer como é importante esse blog.
É exatamente como vc falou!