sexta-feira, 12 de setembro de 2008

"Moto do Coração"- Vespa


Esta vai gerar reações antagônicas, com certeza, mas quem poderá negar que merece o título de "moto do coração"?
Afinal, a vespa está aí no mercado há mais de 60 anos e já vendeu mais de 17 milhões de unidades. Tá certo que o modelo atual pouco tem a ver com os mais antigos, especialmente pelo motor, já que o antigo 2T foi trocado por um moderno 4T.
Confesso que, pessoalmente, não tenho muita coisa pra falar desse clássico das duas rodas; nunca tive um, nem meus amigos mais próximos. Lembro apenas de um que possuia uma PX 200 1986. O cara era apaixonado pela "motinha".
Destaco apenas duas curiosidades: As pequenas rodinhas surgiram em razão de a Piaggio ser fabricante de peças para aviões no tempo da Segunda Grande Guerra; outra, que pouca gente sabe, é que em seu retorno ao Brasil, no final dos anos 80, a PX 200 chegou a vender mais do que a CG da Honda.
No mais a Vespa é isso: ou você ama ou odeia.

E por falar em "moto do coração" vai ser difícil achar uma foto que ilustre melhor a seção do que essa aí acima. A menina da foto (Fátima) é hoje uma feliz "intrudeira", mas, certamente, nunca esquecerá da Vespa.

8 comentários:

Gustavo Delacorte disse...

Maravilhosa. Em breve espero ter uma.

Abraços!

Moog disse...

gostei da homenagem!!

tenho uma vespa px 200 (89) e tmb uma intruder 250 (97) q por acaso as duas ja foram homenageadas nesse blog... valeu tiozão
abç

makarrao disse...

Achei o blog!
que maravilha
estou entrando para esse emocionante mundo do motociclismo. A vespa é sensacional.
Grande abraço!

Henrique disse...

Grande Vespa! Tenho uma PX200 ELT 86 e uma 90...
Abs.

Fá Intruder disse...

Caramba Youssef...foi impossível não ir às lágrimas.Perdi meu pai há pouco tempo e essa foto representa muito pra mim.Éramos realmente uma grande dupla!Obrigada pela homenagem e pela emoção que me fez sentir.Eu era simplesmente louca por essa vespinha,como hoje sou maluca pela minha trudinha.Valeu!!!!

Youssef disse...

Eu é que agradeço pela foto. Afinal, são as pessoas e as nossas histórias que fazem certos objetos, como nossas motos, terem tanto valor.

Unknown disse...

vespa é vespa .....não tem nada igual
uma vespa por perto é sinal que tem gente mudando!
esse era o slogan na época

Valter disse...

Tive uma PX 200E 1987.
Assim como a menina da foto aí, minha filha, na época com 5 anos, adorava passear aos domingos com o pai.
Foi vendida um ano depois com apenas 2500 km, por imposição da "dona da pensão"
Grande abraço.