terça-feira, 18 de novembro de 2008

Festas de Fim de Ano e Feriados


Chegando perto do final de ano e, logo depois, do carnaval, vale lembrar de alguns cuidados especiais nesse tempo. Não tenho estatísticas para confirmar, mas tenho certeza que o número de acidentes aumenta muito neste período e, talvez, até a sua gravidade.
São diversos os fatores que me levam a crer nisso. O mais grave, creio eu, é o abuso de bebidas alcoólicas nos feriados, festas e temporada na praia. Além do alcoól, existe a tradição de se querer aprontar nessas datas; existe uma descontração nestes períodos que acaba levando a abusos e atitudes perigosas.
O oposto disso também é verdadeiro, ou seja, o estresse causado pelos congestionamentos, a super lotação dos lugares que deveriam ser de laser, as compras de fim de ano, entre outras coisas, fazem com que muitos motoristas assumam atitudes agressivas e impensadas no trânsito.
Eu mesmo, confesso, quase atropelei um motociclista em um shoping nestes períodos de festa. Estava de carro e não conseguia encontrar uma vaga no estacionamento; estava tão irritado e ansioso que, ao ver uma vaga em outro corredor, engatei a ré e saí acelerando; ainda bem que a buzina do motociclista estava boa.
Não estou sugerindo que você não saia de casa neste período ou que deixe de se divertir, mas é bom redobrar a atenção. Falamos há alguns dias sobre manter distância dos idiotas; pois neste período parece que eles dão cria e se multiplicam.
Não deixe que um deles estrague suas festas.

Um comentário:

charles_nac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.