sexta-feira, 17 de abril de 2009
Cruzamentos perigosos
O vídeo acima é uma excelente ilustração para a dica de hoje. Todo mundo sabe que muita gente não respeita o sinal vermelho ou, pelo menos, dá uma forçada, tentando aproveitar o último segundo do amarelo. Um motociclista deveria ser ainda mais cuidadoso que o motorista comum e nunca passar no vermelho ou no finzinho do amarelo.
O cara do vídeo passou...e se deu mau.
O que estava no sinal verde não cometeu infração de trânsito, mas levou uma bela bordoada; é a questão que sempre se levanta quanto à direção defensiva, não adianta estar certo, é preciso estar vivo.
Esta questão é de especial interesse para os motociclistas pois, na maioria das vezes, a moto está alí na boca, sendo o primeiro a passar quando o sinal abre.
Acontece que a solução não é, como alguns aconselham, esperar 2 ou 3 segundos antes de acelerar. Ficar parado quando o sinal abre também pode ser perigoso. Se você também dirige carro sabe que não há nada que irrite mais um motorista do que um motociclista lerdo. Além disso, estes 2 ou 3 segundos não garantem que não virá um maluco do outro lado.
A maneira de evitar o acidente é olhar com atenção para o cruzamento e observar se os carros (e motos) estão parando.
Uma das situações mais perigosas (uma verdadeira armadilha) ocorre quando os carros estão parados e o motociclista vem em movimento no corredor; ao ver o sinal abrir o motociclista acelera entre os carros e não é visto pelo motorista que usou o último segundo do amarelo. Nessa situação, especialmente, o motociclista precisa ter certeza de que está vendo tudo o que ocorre na via transversal.
Essa dica me lembra da piada do taxista japonês...conhece?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Me parece que o amigo que sai do sinal verde acelerando demais, saiu até empinando. Posso estar enganado mas isso também é infração. Para mim os dois estavam errados e acabaram achando o que procuravam.
Espero que não tenham se machucado sériamente, e que deste acidente tenha ficado somente o aprendizado de não serem imprudentemente.
Para quem não conhece a piada do japonês aí vai:
O cara pegou o taxi e o motorista era um japonês. Começou o maior sufoco porque o japonês era doido, corria muito, passava em todo sinal vermelho sem nem olhar. O cara não aguentav mais, a cada sinal vermelho o japonês passava com tudo.
De repente, um sinal verde...e o japonês parou.
O pasageiro, doido da vida, gritou com ele: "japonês doido, você passa em todo sinal vermelho e agora que está verde voce para?"
O japonês respondeu:
"craro né, já pensô se vem otro japones maruco du otru ladu"
Tá no sangue do brasileiro querer sempre levar vantagem, seja furando fila ou sinal de trânsito. Parece que o verde é siga, o vermelho pare e o amarelo = acelere! Putz!!
A burrice também é um processo natural de selação.
"Acontece que a solução não é, como alguns aconselham, esperar 2 ou 3 segundos antes de acelerar. Ficar parado quando o sinal abre também pode ser perigoso. Se você também dirige carro sabe que não há nada que irrite mais um motorista do que um motociclista lerdo."
brilhante!
Postar um comentário