sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ensinando o cunhado.


O vídeo acima é apenas uma ilustração do assunto mas, embora você deva estar rindo do idiota (que coisa feia), o assunto é sério.
A cena é comum, quase todo mundo já passou por isso. Você acaba de pegar a moto, zerinho, e alguém vem pedir para dar uma volta, ou pior, pede para você ensiná-lo a pilotar.
Não se trata de ser egoísta, bem... na verdade essa é uma das poucas situações em que se deve ser egoísta. Diga não. Não importa se é o cunhado, uma amigo de infância ou, até mesmo a pessoa que lhe emprestou o dinheiro para comprar a moto; diga não.
Emprestar a moto, se a pessoa for habilitada e souber realmente pilotar uma moto, só como uma rara exceção e se a pessoa tiver condições de arcar com eventuais prejuízos. Eu mesmo não piloto moto dos outros, por mais vontade que tenha, se não tiver seguro ou condições de pagar o conserto em caso de acidente.
É até uma maneira de também proteger o amigo (cada desculpa que eu arranjo) e livrá-lo de ter problemas ou atrapalhar a amizade. Imagine como ele ficaria constrangido se tivesse um acidente ou fosse assaltado e não pudesse reparar o problema.
A outra questão que levantei foi a de ensinar alguém a pilotar. Essa é simples: tem moto-escola pra quê? Para aprender a dirigir um carro a pessoa já faz barbeiragens, imagina o risco numa moto. Não me venha com a conversa de que sabe andar muito bem de bicicleta; não é a mesma coisa.
Tem dúvidas? De uma busca no Youtube para ver quantos vídeos semelhantes a esse tem por lá.
E não seja bobo de querer usar a moto para "aparecer" para os amigos ou a namorada; não vale o risco.
Pode me chamar de egoísta, mas nem carona eu dou para qualquer um. Mas aí a desculpa está na ponta da língua: não tenho capacete reserva, rsrs.
E para encerrar o asunto tem aquela célebre frase motociclística "Quer saber se há vida após a morte? Peça minha moto emprestada."

5 comentários:

Diego disse...

E o pior de tudo...sem capaçete

LauroGarcia disse...

Poisé... tem gente que gosta de sofrer.
... o que me admira é a calma dos dois com o tombo do tonto!

Bom... cada um na sua né.

Abraço.

Pakuista disse...

Aprendendo e sem helmet, que merda heim.

Anônimo disse...

"Mas aí a desculpa está na ponta da língua: não tenho capacete reserva, rsrs."

Pior é quando aquela menina gostosísima pede pra leva-la para uma volta e vc REALMENTE não tem o capacete reserva... triste isso...

André Coelho disse...

Esse aí também poderia fazer parte do jogo dos um milhão de erros!!