sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Quem é o maluco???


Quando li a história de Hubert Kriegel pensei: "que cara maluco"; depois de algumas horas no seu site já tinha dúvidas: "afinal, quem é o maludo? Ele ou eu?"
Conheci, casualmente, o site desse "Tiozão", motociclista de verdade, que me deixou profundamente impressionado. Gastei algumas horas e ainda não consegui ver tudo.
Resumindo, o cara está com 63 anos, viajando pelo mundo em uma maratona de 10 anos (está no 5º ano agora) em uma BMW com side-car Ural...sozinho.
Isso tudo depois de ter sido diagnosticado e tratado de um câncer na garganta.
Abaixo segue uma tradução mal feita de algumas palavras de Hubert Kriegel:
"Eu nasci e cresci em Paris, onde morei por 37 anos. Em 1983 me mudei para Los Angeles. 5 anos depois, me mudei para a cidade de Nova Iorque, até 16 de fevereiro de 2005 às 6:04, quando eu comecei meus dez anos na estrada! Eu fui casado 3 vezes e tenho 3 filhas grandes e um neto, que vivem em Paris, San Francisco, E.U.A. e na ilha de Jersey, no Reino Unido. Eu fui um corretor de imóveis por 10 anos, tive uma discoteca durante 7 anos, e proprietário de uma empresa de artes gráficas há 12 anos. Eu tenho viajado em 2 e 3 rodas de moto/side-car ao redor do mundo desde 1970. Esta é a parte mais importante da minha vida depois da minha família"
O episódio de sua doença torna a sua história ainda mais marcante:
"Em 15 de dezembro de 1995 o Doutor Posner me disse "você tem um câncer em sua garganta e você precisa de cirurgia nesta semana e, em seguida, um tratamento de radiação". Minhas chances de sobrevivência eram de 90%. Fui colocar meu nome na lista (dos 90 sobrevivente%)
Em dezembro de 2005 fui dizer adeus ao doutor Larry Schemen, meu médico ORL que me operou em 1995 do meu câncer e segue-me de todos esses anos ...dise-lhe "10 anos é tempo demais, peço-lhe para me tirar de sua lista!".
A história de Kriegel é muito bacana, pois além dos 10 anos pelo mundo que está empreendendo fez diversas viagens antes pelos lugares mais inusitados. De Yamaha trail 125 no Japão, nos anos 70; de Guzzi pela Europa, Asia e Oriente médio; num Iron Butt nos EUA ou curtindo o verão numa viagem de moto pelo Vietnã, o cara já fez de tudo.
Depois do câncer e com os filhos crescidos parece que se deu de presente os 10 anos de moto pelo mundo. No momento está na Mongólia. Você pode ler e ver tudo no site dele, mas eu aviso: você vai gastar muito tempo. Não deixe de ver a passagem pelo Brasil (de Manaus a São Paulo) e a que ele mesmo recomenda: a Bolívia (lindas fotos).
Não consegui escolher uma ou duas fotos. Abaixo vai uma galeria com diversas delas, mas há muito mais no site do Kriegel
Depois me diga: quem é o maluco? quem faz isso ou quem nunca fez?
(click nas fotos para ampliá-las)

Essa é uma estradinha na Bolívia


Essa é a cara do "maluco"

A foto acima e as duas abaixo são da região amazônica





6 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho dúvidas, maluco sou eu que nunca fiz nada parecido

Anônimo disse...

Ë isto aí, Youssef.
Estou pensando o mesmo lendo a viagem dos caras pela pior estrada do mundo, na Sibéria. Um deles tem 67 anos:
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=533442

Anônimo disse...

deu até vergonha, rsrs

esse sim é motociclista.

Anônimo disse...

será q dá pra viajar assim num intruderzinha q está se esforçando para ser uma café?
abracos tiozao
Leo

Fábio de Oliveira disse...

isso é o que eu chamo de curtir a vida.....

FUYNHA disse...

Da vergonha mesmo, me sinto um inseto de moto perto das coisas que ele fez.
Um curiosidade, o sobrenome dele "Krieger" siginifica guerreiro traduzindo do alemão.
Vida longa ao Blog, Abraços, ...fui